Animal

Assembleia aprova visitas de pets nos hospitais

Bruna Covacci
13/09/2016 10:16
Thumbnail

Cachorro e dona. Foto: Bigstock.

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em segunda discussão, nesta segunda-feira (12), a permissão para que animais de estimação visitem seus donos enquanto eles estiverem internados em hospitais paranaenses, sendo eles privados, públicos contratados, conveniados e cadastrados no SUS. O projeto de lei nº 836/2015, do deputado Hussein Bakri (PSD), apresenta as diretrizes para que a visitação seja possível.
Para o deputado, a atividade terapêutica assistida por animais se insere nas práticas humanizadas exaltadas pela Organização Mundial de Saúde, que utilizam o animal como parte integrante do tratamento psicológico do paciente. “A partir da ‘Pet Terapia’ há uma adaptação do paciente ao ambiente hospitalar, o que permite a redução de estresse e o aumento de bem-estar, reduzindo o período de internação e desconforto da hospitalização”, comentou Bakri.
Pela proposta, a autorização para a entrada dos animais dependerá do quadro clínico do paciente, bem como observar os critérios estabelecidos por cada instituição, além de promover o agendamento da visita. Será proibida a entrada em áreas de isolamento, de quimioterapia, transplantes, unidades de tratamento intensivo, nas áreas de preparo de medicamentos e na farmácia hospitalar.
Para que a visita seja autorizada, deverá ser apresentado um laudo de um médico veterinário atestando as boas condições de saúde do animal comprovando que as vacinas estão em dia. Durante a permanência do animal no hospital, ele deverá estar equipado com coleira e, se for o caso, enforcador e focinheira.