Animal

Atenção donos de gatos: abraços podem matar

Da redação
21/09/2016 14:52
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

Ficar abraçadinho ao seu gato pode não ser a melhor experiência para a sua saúde. Pesquisadores do Centro de Controle de Doenças e Prevenção norte-americano (CDC) divulgaram recentemente uma pesquisa sobre os impactos da doença ou febre da “arranhadura do gato” na saúde dos seus tutores – e esses impactos se mostraram maiores do que eram previamente imaginados.
Leia mais
A “arranhadura do gato” é uma zoonose causada pela bactéria Bartonella henselae, de acordo com informações da pesquisa, e que se mantém e é disseminada entre os gatos através da pulga. A transmissão aos humanos se dá por meio dos arranhões ou mesmo mordidas dos gatos nos seus tutores, e a possibilidade de um gato ser portador desta bactéria é maior nos animais mais jovens e de rua.
Quando infectados, os humanos podem ter sintomas de febre, pústulas e, em casos mais extremos, a doença pode gerar complicações que levam à morte do tutor. Esses sintomas costumam manifestar-se entre três a 10 dias depois do arranhão do gato infectado.
Prevenção
A arranhadura do gato pode ser prevenida, basta que o tutor tome algumas medidas básicas de higiene, como lavar as mãos sempre depois de encostar no bichano e não tocar na boca depois do carinho. Os pesquisadores também recomendam que o tutor não beije o gato, a fim de evitar a contaminação.
Foto: VisualHunt)
Foto: VisualHunt)