Animal

Cachorro do Ano 2018: veja quem são os 20 finalistas classificados

Giana Liebel, especial para Gazeta do Povo
01/12/2018 14:19
Thumbnail

José Rico, um dos 20 finalistas, ficou na 4ª colocação. Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo. | Gazeta do Povo

A edição 2018 do Cachorro do Ano chegou ao fim! Foram  2 mil cães inscritos, 2 milhões e 400 mil votos e 2 toneladas e 400 quilos de ração arrecadadas, que serão  doadas para as ONGs cadastradas na Rede de proteção Animal.
Os mais votados
Conheça os cães mais votados (por ordem de número de votos):

1º Oreo – Tutora: Bárbara Franzolin – votos: 399.999 votos

Oreo é pet prefeirdo de Bárbara Franzolin. Segundo sua tutora, seu tamanho é proporcional a sua doçura.

2º Laila – Tutor: André Cesar Souza de Menezes – 114.988 votos

Laila é a cachorra de André de Menezes. Segundo seu tutor, Laila foi abandonada de madrugada e o encontrou para nunca mais largar.

3º John Snow – Tutora: Ruthe Camila – 98.400 votos

O Snow é o cachorro de Ruthe Camila. Ruthe diz que nenhum curitibano resiste ao charme de John, nem mesmo no elevador.

4º José Rico – Tutora: Aline Cristina de Cezaro – 74.453 votos

José Rico está com 2 anos e 8 meses, mas chegou à vida de Aline com 60 dias de vida. É um SRD. “A mãe dele teve vários filhotes num terreno ao lado da minha casa. Sempre ia lá cuidar deles e quando voltava para casa, todos os outros filhotes voltavam para a mãe, exceto o José Rico. Relutei um pouco no começo para trazer para casa porque já tinha muitos cachorros, mas um dia, quando ele ficou sentado me vendo ir embora, não aguentei. Voltei, coloquei-o debaixo dos braços e o trouxe para casa”, conta Aline..

5º Mel Melancia – Tutora: Analinda Cardoso Cleto – 64.265 votos

A SRD de um ano e dez meses já chegou na casa de Analinda Cleto com o nome Mel. “Meu filho queria mudar, mas como não sabia a idade nem o que tinha passado, fiquei com medo de trocar o nome. Só acrescentei Melancia porque ela gosta muito dessa fruta”, dia Analinda.

6º Mel – Tutora: Alessandra Rocha – 60.849 votos

Primeiro bicho de estimação de Alessandra Rocha, Mel foi adotada e está com um ano. Mistura de chow chow com golden (por isso a língua azul), seu nome é devido a cor dos pelos. “Ela é muito inteligente e decora muito rápido as palavras. Petisco, brinquedo e passear são as favoritas, mas quando fala brinquedo começa a procurar algo para a gente brincar”, conta Alessandra.

7º Charlotte – Tutora: Isabela Camargo Fischer da Silva – 60.781 votos

A bulldog francês Charlotte tem ano e dois meses.“Ela ama cavar e virar potes de água. Tenho certeza que na outra vida ela foi um peixe”, fala a tutora Isabela da Silva, que está com a pet desde os três meses de vida do animal. Extremamente companheira e carinhosa, segundo sua tutora, Charlotte busca fazer amizade com todos os humanos e cachorros que passam na sua frente. “Quer cuidar de todo mundo. Se ouvir um bebê chorando, ela chora junto, até ele parar”, finaliza..

8º Scotch – Tutor: Rodrigo Guimarães Furtado – 56.138 votos

Scoth é um pastor de Shetland de dois anos.  Está na família de Rodrigo Furtado desde os três meses. O nome escolhido pelo seu tutor foi tanto pela cor dele quanto pelo país de origem da raça, a Escócia. “Como um bom whisky escocês, Scotch entrou em nossas vidas e nos esquentou por dentro”, diz Rodrigo. Uma curiosidade:  a piscadinha da foto, segundo o tutor, foi sorte. “Só vi quando fui passar as fotos para o computador”.

9º Toddy – Tutora: Fernanda Machado – 53.932 votos

Da raça springer spaniel inglês, de dois anos e seis meses, Toddy está com Fernanda Machado desde os 45 dias de vida. O nome é devido à pelagem ser parecida com o achocolatado em pó misturado com leite, diz ela. “Toddy tem uma predileção por caçar moscas, borboletinhas e insetos voadores. Não sossega enquanto não pegar uma, caça até no escuro quando escuta os zumbidos”, finaliza.

10º Paris – Tutor: Roberson Ribeiro – 50.167 votos

Uma yorkshire de cinco anos, Paris está na família de Roberson Ribeiro desde os três meses de idade. “Ela pega os bichos de pelúcia pelo nome, todos acham incrível isso”. Roberson havia perdido um cachorrinho por descuido veterinário, e Paris veio para homenagear o falecido Hilton. “Ela era tão pequena que cabia no bolso de uma blusa”, lembra Roberson quando a pegou pela primeira vez.

11º Rhanna – Tutor: Jusemar Gonçalves – 39.491 votos

Rhanna é uma chihuahua de 14 meses, e está com Jusemar Gonçalves desde os dois meses. “O nome é porque achamos ele lindo. Quando fomos pesquisar, soubemos que a origem  é hebraica, e um dos seus significados é graça”. Rhanna é especialista em retirar as palmilhas dos sapatos e sair correndo pela casa. “Ela adora quando corremos atrás dela”.

12º Abie – Turtora Alani Liz Soares Schapievski – 25.794 votos

Abie é uma yorkshire de um ano e dois meses. Está com a tutora Alani Schapievski desde os seis meses, quando ela a ganhou a pet de presente. “A família toda tem nome que começa com a letra A, desde avô, primos, etc. E com o cachorro não seria diferente. Abie significa aventureira, personalidade forte e decidida”, diz Alani sobre o nome escolhido.

13º Cacau – Tutor: Pedro Guilherme Favaro de Oliveira – 25.274 votos

Cacau é uma beagle que está na família de Pedro de Oliveira há quase um ano. “Ela só nos vem trazendo alegria apesar dos buracos no jardim e chinelos roídos. A melhor sensação, após um longo dia de trabalho, é ver essa pequena abanando o rabo te esperando cheia de energia e amor”, afirma Pedro. 

14º Big – Tutora: Mylena de Oliveira – 16.710 votos

O labrador Big tem seis meses e está com sua tutora Mylena de Oliveira há cinco meses.  O nome dele foi escolhido porque Mylena sabe que Big vai crescer bastante. Uma peculiaridade do cão, segundo a tutora, era para ele ficar no quintal, sem entrar em casa. “Mas o Big é tão mimado, que ele dorme dentro de casa e o colchão dele, inclusive, fica no pé da nossa cama”, finaliza.

15º Romeu – Tutora: Bárbara Luiza Marchiori – 14.540 votos

Romeu está com dois anos. Da raça lulu da pomerania, está com a tutora Barbara Marchiori desde que nasceu. O nome veio da peça “Romeu e Julieta”, que sempre foi uma das preferidas de Barbara. “Romeu adora pegar a bolinha para brincar, ficar de pé e girar para ganhar comida. Ele até busca a coleira para passear. É muito protetor de todos da casa, e aparenta sempre estar sorrindo”, conta Barbara.

16º Hanna Catarina – Tutora: Vanessa Seguro Brotto – 11.484 votos

Bulldog inglês de quatro meses e 13 quilos, Hanna está com Vanessa e Murilo Brotto há dois meses. Ela tem esse nome por ter nascido em Florianópolis — seu primeiro nome foi dado pela tutora do canil, e Catarina foi uma homenagem à ilha. “Hanna saiu da praia para ir direto para o  campo. Moramos em uma chácara em Balsa Nova”, afirma Vanessa

17º Paçoca (desistente) – Tutora: Luana Ruthes de Oliveira – 10.854 votos

Paçoca é o cachorrinho de Luana Ruthe. Para sua tutora, Paçoca é o viralata mais fofo do mundo.

18º Maya – Tutora: Fernanda Bento Silva – 9.776 votos

A shitzu de seis anos chegou na família de Fernanda e Eluíde Silva há um ano; o motivo? Sua antiga tutora não a queria mais e a pet estava em más condições. “Quase pulei no pescoço dela não somente por causa das palavras, mas porque ela estava num estado precário, muito magra e com os pelos embolados”. Hoje, uma das coisas que Maya mais gosta de fazer é ficar dormindo de barriga para cima

19º Nina – Tutor: Paulo Busato – 9.293 votos

Nina é o Dogue de Bordeaux de Paulo Busato. Para seu tutor, Nina faz o trio perfeito com sua esposa.

20º Billy Kid – Tutora: Claudia Mara Oliveira – 5.600 votos

Com 11 anos, Billy Kid é um yorkshire que chegou ao lar de Claudia Oliveira com apenas 54 dias. Há dois anos foi descoberto um desequilíbrio hormonal que fez com que Billy desenvolvesse diabetes. “Mas ele segue muito bem!  Fico impressionada com a facilidade de ele receber qualquer tipo de medicamento. Inclusive, faz festa toda vez que vai tomar insulina, pois já sabe que depois ganha um petisco”, comenta Claudia.

Raçãozômetro

O Raçãozômetro funcionou durante as duas fases de votação. A cada cem mil votos, 100 quilos de ração foram arrecadados para serem doados a entidades vinculadas à Rede de Proteção Animal. Abaixo as cinco entidades que irão receber as mais de duas toneladas de rações angariadas no concurso:
– Adote com Consciência Curitiba
– Salva Bicho Curitiba
– Amigo Animal Cães
– Força Animal Grupo de Proteção
– Avan – Associação Vida Animal
Cada ONG irá receber 408 quilos de rações.
Obrigada a todos que cadastraram seus cachorros, votaram e apoiaram essa causa!
LEIA MAIS: