Animal

Cachorro viaja o mundo surfando com o tutor e já é tetracampeão

Guilherme Grandi
15/09/2018 07:00
Thumbnail

Ivan e Bono surfam juntos há quase 8 anos, e já conquistaram prêmios mundiais. Foto: reprodução Instagram.

Nem Gabriel Medina, nem Filipe Toledo, nessa competição, o cachorro Bono é quem merece todos os holofotes. Aos 8 anos, o labrador já soma quatro prêmios mundiais do esporte e um registro no Guinness Book – o livro dos recordes.
Bono começou a surfar com o tutor Ivan Moreira quando tinha  5 meses, na praia do Leblon, no Rio de Janeiro. Ivan contou ao Viver Bem que sequer imaginava que o pequeno cão, ainda bem novinho, nadaria atrás dele durante uma remada de stand up paddle (SUP).
“Eu sempre fui do surf, mas queria começar a praticar o SUP. Aí comprei uma prancha e fomos numa praia tranquila, e o Bono veio nadando atrás de mim. Então eu o puxei pra cima da prancha e ele foi desenvolvendo um amor pelo surfe”, lembra o surfista sobre as primeiras braçadas do cão.
Para os menos entendidos no assunto, o stand up paddle é como uma canoagem em que o praticante fica em pé na prancha.

Ondas maiores

A história da dupla começou meio que por acaso, quando Ivan foi remar stand up paddle e Bono saiu nadando atrás. Foto: reprodução Instagram.
A história da dupla começou meio que por acaso, quando Ivan foi remar stand up paddle e Bono saiu nadando atrás. Foto: reprodução Instagram.
Meses depois, no carnaval de 2012, Ivan viajou com Bono para a Praia do Rosa, em Santa Catarina, e descobriu meio que o cachorro gostava de uma emoção a mais além do SUP.
“Eu fui remando até um canto da pedra com umas ondinhas, e fui deslizando com ele na prancha. Aí eu vi que, caramba, dá para surfar com ele”, conta todo animado.
Depois disso a emoção pelas ondas maiores foi crescendo, até ele descobrir que havia um campeonato mundial de cães surfistas. Em 2014, ele e Bono embarcaram pala a Califórnia e já ganharam o primeiro título mundial do Surf Dog.
Depois vieram as ondas maiores e os primeiros títulos mundiais. Foto: reprodução Instagram.
Depois vieram as ondas maiores e os primeiros títulos mundiais. Foto: reprodução Instagram.
Depois vieram os de 2015, 2016 e 2017, o 4º colocado de 2017 na categoria Shredder (Solo) e o recorde mundial certificado pelo Guinness Book com a onda mais longa surfada por uma dupla cachorro/humano na pororoca do Maranhão.
Há ainda outros prêmios, como o de único cachorro do mundo a surfar uma onda de Tow-In – técnica em que o surfista é rebocado por um jet-ski ou helicóptero até a onda – acompanhado pelo tutor no Havaí em 2018.
“O Bono fica muito feliz em cima da prancha, com o rabo abanando e latindo o tempo todo”, completa Ivan Moreira. O próximo desafio é conseguir levar o cão para surfar uma onda de tubo, em que a água encobre o praticante.
A brincadeira de surfar juntos tornou a dupla conhecida no Brasil e no exterior. Só nas redes sociais são mais de 80 mil seguidores, e ainda uma série de programas de TV no canal por assinatura Off.

Cuidados

Bono só pega onda usando um colete de flutuação, e é levado periodicamente ao veterinário. Foto: reprodução Instagram.
Bono só pega onda usando um colete de flutuação, e é levado periodicamente ao veterinário. Foto: reprodução Instagram.
Mas pegar onda com o cão não é algo tão simples quanto parece. Tutor e pet precisam tomar alguns cuidados na hora de subir na prancha.
“O Bono usa um colete de flutuação e um leash (cordinha) que o prende a mim e a prancha, a gente está sempre junto”, explica.
Ivan ainda aplica colírio e produtos para os ouvidos no cachorro, e garante que o animal nunca teve problemas nos pelos. Além disso, as visitas ao veterinário são frequentes.
A expectativa é de que Bono continue pegando ondas até os 10 anos de idade, mas tudo vai depender de como ele vai se sentir ao longo dos anos.

Palestras

Bono em um momento de descanso, entre uma onda e outra. Foto: reprodução Instagram.
Bono em um momento de descanso, entre uma onda e outra. Foto: reprodução Instagram.
Além de surfar, Ivan roda o país com Bono dando palestras sobre como tutores e pets podem se exercitar juntos, evitando o sedentarismo e a obesidade. O surfista conta que a ideia é mostrar que tutores e animais devem praticar atividades físicas juntos, mesmo que seja uma caminhada leve ou uma corrida.
“Hoje em dia os cachorros estão muito sedentários, tanto quanto os donos, e isso não faz bem a ninguém”, completa.

A dupla estará em Curitiba neste sábado (15), a partir das 13h, no encontro da Casa do Produtor na Villa Yamon. Fica na rua Itupava, 1402, Alto da XV. A entrada é 1 quilo de ração.

LEIA TAMBÉM: