Animal

Cachorros criados em apartamentos: os cuidados necessários quando o espaço é menor

Giana Liebel, especial para Gazeta do Povo
05/10/2018 14:00
Thumbnail

Cachorros também podem morar em apartamentos. Veja os cuidados que o tutor deve ter nesse caso. Foto: Pixabay

Ter um cachorro requer cuidados, mas quando a questão é o espaço, a atenção com o animal deve ser ainda maior. Para quem mora em apartamento, o tamanho da residência não precisa ser um empecilho para se ter um cão. É importante ter paciência, harmonia e proximidade com o bichinho para perceber os sinais e identificar caso esteja sofrendo ou desconfortável.
Leandro Rafael Alves, adestrador da empresa Cão Cidadão há três anos, afirma que uma relação tranquila entre tutor e cão é resultado de uma comunicação efetiva entre eles. “Ao ensinarmos comandos, as palavras passam a fazer sentido e com isso fica mais fácil o cão compreender o que é esperado dele, por exemplo, não pular na visita, fazer xixi no local certo, não pedir comida a mesa”.
Cachorros que moram em apartamentos devem ter o ambiente rico em coisas para fazer. Foto Pixabay
Cachorros que moram em apartamentos devem ter o ambiente rico em coisas para fazer. Foto Pixabay
Daniele Graziani, médica veterinária comportamentalista, alerta que o comportamento do cachorro é resultado da genética e experiências vividas por ele, logo, o local que ele vive interfere na conduta do cachorro. Por isso, outra dica bem importante é que o espaço pode até ser pequeno, contanto que o cão tenha um ambiente rico em coisas para fazer. Para alguns cães, por exemplo, é benéfico ficar observando o movimento da janela do apartamento, para outros isso pode ser estressante. Nesse caso, brinquedos que estimulem os cachorros são bem importantes.
Caso os vizinhos estejam reclamando de muito latido, é importante entender o motivo. O adestrador diz que nesses casos, um especialista em comportamento pode ajudar. “É preciso entender a causa dos latidos, para então tomar alguma providência. Cães podem latir por estarem com medo, entediados, ansiosos ou ainda para chamar a atenção. Cada situação exige uma abordagem diferente”.
Dicas para o bom convívio em apartamento:
  1. Ao sair de casa o tutor deve evitar dizer que já volta, dar tchau, pois o cão acaba ficando mais ansioso com a situação.
  2. Ao chegar a casa o tutor não deve fazer festa, pois desta forma a chegada se torna algo muito esperado pelo cão.
  3. Estimular o cão a ser independente, não sendo uma sombra do tutor.
  4. Quando sair de casa, deixar algo para o cão fazer: um um brinquedo especial, que não fique geralmente no dia-a-dia.
  5. Quando possível, day cares (creches) são uma boa opção para cães sociáveis que passam muito tempo sozinhos em casa.
CACHORRO DO ANO
Já inscreveu o seu pet no concurso Cachorro do Ano da Gazeta do Povo? As inscrições para eleger o cão mais fofo de Curitiba seguem até 14 de outubro. Para participar é simples: só cadastrar dados pelo site, enviar uma foto do pet e torcer! Cada tutor pode inscrever até três cães.  A 1ª votação popular vai de 17 a 31 de outubro e a 2ª, com os 20 mais votados, de 5 a 18 de novembro. O resultado sai no dia 1º de dezembro e o campeão vai estrelar a capa da Revista Viver Bem Animal.
LEIA TAMBÉM