Animal

Cachorros de corrida podem viver em apartamento

Bruna Covacci
13/10/2016 11:31
Thumbnail

Galgos são bons companheiros até para assistir televisão. Foto: VisualHunt.

Na hora de escolher um cachorro para te fazer companhia é importante pensar nas especificidades do animalzinho e se ele precisa de cuidados especiais. As medidas não são restritivas, prova disso são os galgos que você vai conhecer abaixo: apesar de serem animais de corrida podem viver em apartamento.
Caminhadas diárias são necessidade da raça. Foto: Pixabay.
Caminhadas diárias são necessidade da raça. Foto: Pixabay.
O whippet Oliver vive há 10 anos com o pesquisador musical Ronaldo Gnypek, 47 anos, em um apartamento. Como Gnypek é adepto da rotina de exercícios o animal costuma acompanhar o dono e duas ou três vezes por semana correm cerca de cinco quilômetros juntos. “Como ele já está velhinho não posso fazer mais do que isso porque ele fica cansado”, explica.
Oliver pronto para o passeio. Foto: Divulgação.
Oliver pronto para o passeio. Foto: Divulgação.
Fora isso, a rotina de Oliver conta com três saídas diárias, com direito a um passeio breve pela manhã, outro na hora do almoço e uma caminhada mais longa à noite – quando não é dia de corrida são cerca de quatro quilômetros.
Oliver também se mostra um bom companheiro dentro de casa. Foto: Divulgação.
Oliver também se mostra um bom companheiro dentro de casa. Foto: Divulgação.
Zilda Carvalho, 33 anos, ficou tão apaixonada pelos cãezinhos que vive com três dentro do apartamento e, atualmente, trabalha confeccionando roupinhas para a raça. Na época em que adotou a whippet Lola, de 5 anos e meio, morava em uma quitinete. Depois, quando já vivia em um apartamento adotou a Valentina, wippet de 5 anos, e a Maia, uma saluki de 4 meses.
Tal mãe, tal filha. As duas vestem a mesma estampa. Foto: Divulgação.
Tal mãe, tal filha. As duas vestem a mesma estampa. Foto: Divulgação.
“Eu não corro com eles, mas para compensar faço uma rotina de exercícios personalizada. Saio passear todos os dias e deixo que tenham acesso livre ao apartamento da minha mãe, que fica no andar de cima. Eles conhecem o caminho e vão correndo pela escada”, explica.
Os cães de Zilda têm um espaço destinado à alimentação. Foto: Divulgação.
Os cães de Zilda têm um espaço destinado à alimentação. Foto: Divulgação.
Às vezes, Zilda chega a mandá-los para uma creche de cachorros para gastarem energia. O apartamento também precisou de algumas alterações. “Os galgos têm propensão para roubar comida por conta da facilidade de pular. Então, não posso deixar comida ou remédios em cima da bancada porque eles roubam. Também cuido com o lixo, prefiro lixeiras que tenham botão para que eles não consigam abrir”, diz.
Cuidados necessários
A veterinária Cecília Vargas da Costa lembra que os galgos são cães de velocidade, mas de pouca resistência. Ou seja, só precisam correr alguns minutos em alta velocidade. “Você pode ter um galgo em apartamento desde quem esteja disposto a levá-lo uma ou duas vezes por dia para passeios, de preferência em locais que eles possam correr livres ou na coleira por alguns minutos. Um galgo exercitado passa o resto do dia calmo, normalmente dormindo”, explica. A raça é indicada para todos os tipos de pessoas. “Muita gente pensa que eles são cães para pessoas ativas, mas eles adoram crianças e também amam ficar no sofá com os seus donos”, diz. Sensíveis ao frio por conta da falta de pelos, o ideal é que durmam dentro de casa.