Animal

Cachorros e gatos também devem se vacinar contra a gripe em 2018

Redação
23/04/2018 17:00
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Assim como os tutores, os animais de estimação, especificamente os cachorros e gatos, também devem receber a vacina contra gripe nessa época do ano. A imunização tem o objetivo de proteger os animais contra as complicações respiratórias comuns dessa época do ano.
No caso dos cães, a traqueobronquite infecciosa canina exige atenção e, nos gatos, a rinotraqueite são as doenças que precisam dos cuidados dos tutores para evitar complicações mais graves.
Ao contrário dos humanos, os animais contam com mais versões de aplicação. Nos cães, por exemplo, além da aplicação injetável, com a agulha inserida logo abaixo da pele, há também a forma intranasal, com o imunizante aplicado em forma de gotas no nariz do pet.
As duas formas têm a mesma eficácia e precisam ser reaplicadas anualmente, de acordo com informações de Felipe Chaguri, médico veterinário da loja Petz. 
Para os gatos, a vacina, além de prevenir a rinotraqueite, também protege contra outras doenças, como a panleucopenia, calicivirose e a clamidiose – causadas por vírus e, no caso da clamidiose, por bactérias.

Quando vacinar?

A  primeira vacina deve ser aplicada ainda com os cachorros filhotes, juntamente com a segunda dose da vacina múltipla. Na época, os animais de estimação devem ter cerca de 80 dias de vida e o imunizante é reforçado em dois momentos, com intervalo de 21 a 30 dias.
No caso dos gatos, a imunização também é feita juntamente com a vacina múltipla felina, e recebe três doses nos filhotes a partir dos 45 dias de vida.
Tanto no caso dos gatos, quanto nos cachorros, o reforço deve ser feito anualmente – tal qual os humanos. 
O efeito de proteção surge entre os sete aos 15 dias depois da aplicação, quando o sistema imunológico reconhece a vacina e cria os anticorpos contra a doença. Essa proteção permanece até o reforço, feito no ano seguinte.
Contra-indicações cabem aos pets debilitados, imunossuprimidos ou com doenças crônicas. Verifique sempre com o médico veterinário a orientação para as vacinas.

Cuidado redobrado

Como a transmissão das doenças citadas se dá pelo ar, secreções respiratórias e contato direto com outros animais infectados, ou objetos contaminados, alguns cuidados nessa época do ano são essenciais para os tutores ficarem atentos:
  • Quando o ar estiver muito seco, é importante colocar umidificadores pela casa;
  • Evite passeios em dias muito frios ou logo depois do banho do pet;
  • Coloque mais potes de água pelos ambientes para os animais terem mais opções de hidratação;
  • Dê alimentos úmidos, como sachês específicos;
  • Reforce os cobertores para o animal estar sempre aquecido.
LEIA TAMBÉM