Animal

Caixa de areia do gato: saiba qual é o melhor cômodo para deixá-la

Vivian Faria, especial para a Gazeta do Povo
11/11/2017 18:00
Thumbnail

Caixa de areia deve ser mantida sempre longe da comida e do local de descanso. Foto: Bigstock.

Atenção se o seu pet é um gato: não basta ter uma caixa de areia para que ele faça as necessidades, é preciso posicioná-la dentro de casa de modo que ele se sinta à vontade para usá-la. De acordo com os especialistas, não existe um cômodo específico que represente “o melhor lugar” para colocar a caixa de areia em casa, mas algumas questões precisam ser consideradas.
O ponto mais importante é estar distante de onde fica a comida, a água e o local onde ele dorme. Por possuírem olfato aguçado e prezarem bastante por sua higiene, os gatos podem deixar de se alimentar e beber água, além de rejeitarem seu local de descanso se seu banheiro for posicionado muito próximo de seu “quarto” ou sua “cozinha”.
Isso é especialmente preocupante, pois há o risco do desenvolvimento de doenças a partir da falta de alimentação e hidratação. Gatos são especialmente suscetíveis a doenças renais e do trato urinário, que podem se iniciar ou se agravar a partir da baixa ingestão de água.
Pense no acesso 
Outro ponto importante na hora de posicionar a caixa de areia é pensar no local. Os gatos têm uma natureza mais “preguiçosa”, por isso a caixa precisa ficar em um local fácil. Esconder para que as pessoas não se deparem com a caixa o tempo todo é uma má ideia (se o acesso for difícil, o gato vai represar o xixi). Esse hábito também está associado ao desenvolvimento de doenças renais e urológicas nos felinos e é, portanto, prejudicial.
E se o tutor optar por colocar o caixa de areia no banheiro, por exemplo, terá que manter a porta do cômodo sempre aberta para que o gato possa fazer suas necessidades quando quiser.
No caso de animais mais velhos ou com dificuldade de locomoção, é importante considerar também que a própria caixinha precisa ser acessível, com bordas mais baixas para que o gato não tenha dificuldade para subir. O local também deve ser arejado (por causa do cheiro forte da urina) e tranquilo. Por isso, descarte a lavanderia — o barulho da máquina de lavar pode assustar o gato, indica o médico veterinário Edgar Carvalho.
Só uma caixa pode ser pouco 
O ideal é ter pelo menos uma caixa para cada gato e uma sobressalente, que devem ser dispostas em locais diferentes. Além disso, as caixas precisam ter pelo menos uma vez e meia o tamanho do animal.
Limpeza sempre 
Gatos não gostam de caixa suja, por isso é importante limpá-la sempre que notar um odor mais forte. O tutor também deve observar se o animal está bem adaptado ao tipo de areia comprado, já que ele deixará de usar a caixa de areia se não gostar do material.
Fontes: professora de medicina veterinária da PUCPR Carolina Zaghi Cavalcante e médico veterinário da Gross Clínica Veterinária e Pet Shop Edgar Carvalho.
LEIA TAMBÉM