Animal

Cientistas desvendam sinais indicativos de dor em felinos

Da redação
28/04/2016 16:32
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

Um estudo publicado na revista científica PLOS One por um grupo de estudiosos da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, com o apoio da ONG Feline Friends, identifica sinais que podem indicar que um gato está sentindo dor.
De acordo com o ScienceDaily e o website Veterinária Atual, esta é a primeira vez que vários especialistas em medicina veterinária de felinos chegam a acordo para a criação de uma lista como essa, da qual participaram especialistas em medicina interna, anestesiologistas, oncologistas, especialistas em comportamento, dermatologistas, oftalmologistas e neurologistas.
Os sinais de dor em gatos identificados no estudo foram divididos em duas categorias: ‘suficientes’, (sinais que indicam que o gato tem dor) ou ‘necessários’ (sinais que devem estar presentes para se poder concluir que o gato está com dor).
LEIA MAIS
Entre os sinais indicativos de dor que foram categorizados como “suficientes”, estão falta de asseio, postura curvada, evitar áreas luminosas, mudanças no comportamento alimentar ou dificuldade em saltar.
Daniel Mills, um dos autores do estudo, explica que tanto os donos de gatos, como os veterinários conseguem reconhecer muitas mudanças de comportamento em gatos que estão relacionadas com a dor, mas nem sempre reconhecem a relevância clínica daquilo que observam. Segundo ele, é esperado que a apresentação de uma lista de critérios mais objetivos, que se relacionam com sinais específicos de dor, possa ajudar a melhorar a capacidade dos donos de gatos e dos veterinários para os reconhecerem.