Animal

Como a Tosse dos Canis afeta os cães?

Redação
19/07/2016 22:00
Thumbnail

A YouTuber Kefera e o namorado, Gustavo Stockler, com Potyra, o filhote de pug que faleceu no dia 14 deste mês. Foto: divulgação

Na última quinta-feira (14), a YouTuber Kéfera, 23, publicou em seu Instagram a notícia de que sua cadelinha Potyra, uma filhote da raça pug, havia falecido por conta de uma doença conhecida como “Tosse dos Canis”. Na publicação, ela acusa a dona do canil, Claudia Gonzalez Prior, de negligência.  Em seguida, explica alguns detalhes da história.
“Potyra foi literalmente TODOS OS DIAS no veterinário. Desde a primeira semana até o último dia da vida dela. Ficou internada pq teve uma pneumonia gravíssima, continuou indo tomar antibióticos subcutâneos diariamente. Fizemos todos os exames e demos todos os possíveis remédios que existem.”, escreveu Kéfera. A publicação contabiliza 576 mil curtidas. Na internet, a YouTuber tem mais de oito milhões de inscritos em seu canal. Ela também administra os perfis das pets Vilma Tereza e Potyra no Instagram. Confira a postagem na íntegra:
O que é a Tosse dos Canis
A doença, conhecida também como traqueobronquite infecciosa, é altamente contagiosa. O contágio se dá através do contato direto entre cães e utensílios de comida e cobertores infectados. A transmissão ocorre através de três agentes diferentes: pelo vírus da parainfluenza, pelo adenovírus canino do tipo 2 ou pela bactéria Bordetella bronchiseptica.
Embora os nomes assustem, a professora de medicina veterinária da PUCPR e cardiologista da Clinivet, Ana Paula Sarraff Lopes, afirma que a doença raramente leva um animal à morte. “Não são comuns os casos em que a tosse evolui para uma pneumonia. A traqueobronquite infecciosa é uma doença que causa somente tosse alta, sem sintomas como febre ou acúmulo de secreção. Além disso, é uma doença autolimitante, ou seja, o organismo se cura sozinho num período de dez a 15 dias. Em alguns casos, porém, o tratamento pode ser feito através de antiinflamatórios e antibióticos”, explica.
Mesmo assim, ela recomenda que o cão seja levado ao médico veterinário para um diagnóstico correto, já que a tosse também é um sintoma de outras doenças, como a bronquite crônica, a pneumonia e problemas cardíacos.
LEIA TAMBÉM:
Casos específicos
No caso da cachorrinha Potyra, que faleceu por conta de uma pneumonia derivada da Tosse dos Canis, dois fatores importantes devem ser considerados: “ela era um filhote de pug. Filhotes já têm um sistema imunológico muito frágil e a raça pug, por conta da anatomia da cabeça (mais “achatada”), é conhecida por apresentar alterações respiratórias”, afirma a médica veterinária.
Cães da raça pug apresentam predisposição a doenças respiratórias. Foto: Visual Hunt
Cães da raça pug apresentam predisposição a doenças respiratórias. Foto: Visual Hunt
Controle
Os cães diagnosticados com a Tosse dos Canis devem ser isolados de outros animais por aproximadamente duas semanas e, durante o período, é importante que o ambiente seja desinfetado com soluções de hipoclorito (água sanitária).
Vacina facultativa                                                                                    
O calendário básico de vacinação canina conta com a imunização contra os dois vírus transmissores, mas a vacina referente à bacteria é facultativa. O médico veterinário é quem vai indicar a necessidade da imunização, levando em consideração a raça, o histórico familiar e o estilo de vida do animal. Recomenda-se que os pets que frequentam parques, exposições ou costumam ser hospedados em hotéis sejam vacinados contra a bactéria.