Animal

Como tirar o cheiro do animal de estimação da casa?

Danielle Blaskievicz, especial para a Gazeta do Povo
18/06/2017 08:00
Thumbnail

Cães, gatos e hamsters têm odores específicos que podem ser amenizados em casa (Foto: Bigstock)

Quem tem animal em casa sabe que, por mais limpo que o bichinho seja, cada espécie tem seu cheiro característico. E é possível ter animais de estimação dentro de casa sem ser denunciado pelo odor impregnado nos ambientes. Objetos como cama, cobertores, roupinhas e acessórios de uso frequente devem passar por limpeza diária e, além dos cuidados com a higiene, algumas técnicas podem contribuir para solucionar ou, pelo menos, amenizar significativamente o problema. Entretanto, se tudo isso não está dando resultado, é bom verificar com o veterinário se o mau cheiro não é sintoma de alguma patologia.

Confira como eliminar os odores de cada espécie:

Roedores – Entre os roedores, apenas os porquinhos da índia podem tomar banho em água e o recomendado é uma vez por mês. Coelhos, hamsters e chinchilas são higienizados com pó de mármore – o banho seco – uma vez por semana. A serragem da gaiola deve ser trocada com frequência e varia de acordo com a espécie do roedor. A das chinchilas pode durar até uma semana, mas dos demais roedores, no máximo dois dias.
Cães – Se o cachorrinho é acostumado a ficar dentro de casa, o banho deve ser semanal. Os que ficam na área externa devem tomar banho a cada 15 dias. Orelhas, patas e olhos também precisam de limpeza frequente. Cachorros de pelagem longa precisam ser escovados, isso ajuda a eliminar os pelos mortos e os ácaros. Não use perfume porque pode confundir o olfato do cachorro, que é o seu sentido mais apurado.
Gatos – Os felinos devem tomar banho pelo menos uma vez por mês para retirar o excesso de pelos mortos, ácaros e sujeira do ambiente. Faça a limpeza da caixa de areia diariamente. Se tiver mais de um gato ou se ele utiliza com frequência, faça a inspeção e a limpeza duas vezes por dia. Não deixe fezes depositadas no local porque, além de deixar o odor mais forte, os dejetos podem transmitir doenças. A cada 15 dias, lave a caixa com água morna e sabão, deixar secar ao sol, e coloque areia nova.
Receita caseira
Uma receita simples para eliminar odores é utilizar uma mistura de amônia quaternária, vinagre de álcool e bicarbonato na hora de fazer a limpeza dos ambientes por onde os bichinhos circulam ou em seus espaços – como gaiolas, caixas de areia, canis, casinhas. A amônia quaternária pode ser encontrada em casas de produtos agropecuários. Não utilize essa misture para limpar os espaços dos hamsters, devido à sensibilidade desses roedores. 
Fontes: médico veterinário Rodrigo Richter, do consultório e Pet Shop Beleza Animal; médica veterinária Emanuele Pfeiffer, criadora de mini-coelhos e coelhos anões; zootecnista Rafaella Drumond Szczypior, da Toca da Chinchila.
LEIA TAMBÉM