Animal

Vai comprar ou adotar um pet? Saiba 11 cuidados necessários

Dayane Saleh, especial para a Gazeta do Povo
21/12/2016 20:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Antes de comprar ou adotar um animal, é necessário ter em mente duas questões básicas: qual a função desse pet na sua vida e, outra: você poderá passar um tempo considerável com ele? É importante se perguntar isso para que o bicho não se torne apenas despesas e não fique a maior parte da vida solitário, esperando você voltar para casa.
Se você mora sozinho e passa o dia todo na rua, é considerável adiar a ideia de ter um cãozinho. Além de gerar culpa por não poder cuidar dele tanto quanto gostaria, o animal pode ficar ansioso e depressivo, necessitando de serviços de creche para se socializar e não ficar recluso. Outra questão fundamental é escolher bem a raça e saber que, apesar das diferentes personalidades caninas, ela tem sim um peso grande sobre o comportamento do peludo.
Veja quais são as principais atividades que seu bicho de estimação vai exigir de você. Escolha com consciência!
1 Vacinação: ela é feita em grande quantidade quando filhote e acompanha na vida adulta.
2 Castração: indicada para evitar infecções, caso não queira ninhadas indesejadas.
3 Adestramento: bom contratar para pelo menos ensinar a disciplina básica.
4 Creche: como medida de socialização, é importante recorrer a ela caso viva solitário.
5 Hospedagem: em caso de viagens, caso não tenha com quem deixar.
6 Banho, tosa, escovação dentária, corte de unhas: são cuidados muito rotineiros, que têm seus custos e que são imprescindíveis para manter a higiene.
7 Doenças: bichos são seres vivos e são acometidos, ao longo da vida, desde a infecções de ouvido (comum em cães com orelha caída), a até situações mais graves, como tumores, que exigem diagnósticos e tratamentos que envolvem tempo e custos.
8 Envelhecimento: cães e gatos também envelhecem e podem começar a ter problemas nas articulações, além de degeneração cognitiva.
9 Brincadeiras: importantes durante toda a vida para manter o cão feliz e evitar a degeneração cognitiva. É possível ensinar o pet a fazer vários truques, que também auxiliam na saúde.
10 Passeios: cachorros precisam sair de casa e gastar energia. Dependendo da raça, as saídas precisam ser mais frequentes.
11 Troca de ração e água: cuidados diários com a alimentação são de suma importância.
Fonte: Rafael Wisneski, da Petness.

LEIA TAMBÉM