• Carregando...
Comprar cachorro ou gato pela internet pode ser perigoso
| Foto: Bruna Covacci

A empolgação por encontrar um companheiro perfeito pode ser grande, na busca por um cãozinho ou gatinho de alguma raça específica, e isso faz com que as pessoas muitas vezes recorram aos sites de venda online. No Mercado Livre, por exemplo, é possível encontrar gatos e cachorros raros à venda, como o maine coon, o maior gato do mundo, ou o queridinho border collie.

Leia mais:

>>> Veja as raças de cachorro proibidas de viajar em companhias aéreas do Brasil

>>> Conheça o Labradoodle, o cachorro hipoalergênico

>>> Procurando um cão ou gato? Saiba onde adotar um companheiro em Curitiba

Gato à venda no Mercado Livre. Foto: Reprodução.
Gato à venda no Mercado Livre. Foto: Reprodução.| Bruna Covacci

O problema da compra fácil é, de acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo, Thais Casagrande, muitas vezes não conhecer a origem dos animais. “Não sabemos quem são os pais dos filhotes, como eles são tratados e se é uma produção explorativa”, explica. A veterinária explica que é muito comum que os animais possam sofrer algum tipo de alteração genética porque, para chegar a resultados melhores de pureza e quantidades maiores de ninhadas, muitos criadores fazem cruza parental, entre irmãos ou pai e filhos, podendo acarretar em problemas e até alterações genéticas.

Filhotes de cachorros também são encontrados. Foto: Divulgação.
Filhotes de cachorros também são encontrados. Foto: Divulgação.| Bruna Covacci

O médico veterinário e professor da Universidade Tuiuti do Paraná, Diogo da Motta Ferreira, lembra que em Curitiba, por exemplo, os criadouros comerciais são proibidos de acordo com a Lei nº 13.914 de 23 de dezembro de 2011. “Muitos locais foram fechados por causa de maus tratos aos reprodutores”, explica. Na hora de comprar, a principal dica de Ferreira é a de buscar informações sobre o criadouro, se possível indo conhecer o canil, procurando pessoas que já tenham comprado filhotes do lugar e possam dar seus depoimentos e consultando o responsável técnico – toda empresa precisa ter o seu. Também é importante avaliar se ele está registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária. Para saber se um médico veterinário é credenciado ao CRMV é possível consultar o site.

Em Curitiba, é autorizada a comercialização de animais de estimação (cães, gatos, coelhos, roedores de forma em geral e outros animais exóticos ou domésticos reproduzidos com o fim específico de comercialização). Ela só pode ser feita em estabelecimentos comerciais de animais vivos, com seus profissionais responsáveis registrados e em dia com os respectivos Conselhos de Classe. Também é obrigatório um certificado de identificação do animal, contendo o número do código de barras do microchip, atestado sanitário emitido pelo médico veterinário responsável sobre a condição de saúde do animal; declaração de sua condição de reprodutor ou de esterilidade, comprovante de controle de endoparasitas e ectoparasitas e de esquema atualizado de vacinação contra raiva e doenças espécies-específicas, conforme faixa etária, assinado pelo médico veterinário responsável.

Quem faz a fiscalização de vendas de bichos em Curitiba é a Rede de Proteção Animal, por parte de prefeitura e denúncias podem ser feitas pelo telefone 156. Segundo eles, na nota fiscal, o vendedor precisa especificar o registro de origem com o nome do responsável técnico e toda sua identificação, seja ele biólogo, médico veterinário ou zootecnista.

Compra on-line 

De acordo com o Mercado Livre a venda de animais domésticos  não é proibida pela regulamentação brasileira atualmente em vigor, de modo que é permitido anunciar e vender estes animais. Em nota, o site informou que “está aberto e à inteira disposição para remover eventuais anúncios indicados que violem a legislação em vigor, bem como para colaborar com as autoridades para combater a conduta infratora. Além disso, ressaltamos que 100% dos anúncios publicados no site possuem um botão de Denúncia no canto superior direito da página (“Faça uma denúncia”) para que qualquer pessoa possa apontar práticas irregulares ou que causem algum dano aparente. Diante de denúncia, os anúncios são analisados e baixados e os usuários que infringem as regras do MercadoLivre podem ter seu cadastro cancelado”. Os anúncios do site variam de acordo com cada vendedor, mas, em sua maioria, não apresentam especificações de CRMV ou criadouros, a entrega também é negociada de acordo com companhias aéreas que transportam os animais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]