Animal

Crianças leem para cães com problemas de socialização

Camila Rehbein
01/03/2016 10:38
Thumbnail

Foto: Reprodução

Infelizmente não são todas as pessoas que consideram um cachorro como sendo seu melhor amigo e, muitas vezes, essa má interação entre humanos e animais geram traumas que impossibilitam o convívio com outras pessoas. Sensíveis a esse problema, o abrigo Shelter Buddies Reading Program, em Missouri, Estados Unidos, recruta crianças e adolescentes entre seis e 15 anos de idade para ajudar cachorros com traumas a interagir e perder o medo das pessoas.
A principal ferramenta é o uso do companheirismo e amor puro ofertado pelas crianças para ajudar os cães que sofreram fortes traumas nas mãos de humanos. “Nós queríamos ajudar nossos cachorros tímidos e medrosos sem forçar a interação física com eles, e observar o efeito positivo que isso poderia ter”, explica o diretor do programa, Job Klepacki, ao site The Dodo.
Para que a interação aconteça e seja bem-sucedida, as crianças participam de um programa de treinamento de 10 horas para só depois conhecerem os cães. Elas sentam-se na frente do canil de um deles e leem pequenos livrinhos. Com esse processo, os organizadores esperam que os cães sejam preparados para o dia a dia com os humanos, assim estarão prontos para o dia em que forem adotados por uma nova família.
No vídeo abaixo (em inglês), você pode conferir como é o projeto: