Animal

Como cuidar de raças peludas

Amanda Milléo
30/10/2015 17:55
Thumbnail

Foto: Bigstock

Quem tem um maltês, lhasa ou spitz alemão sabe os dramas do pelo. Se estão longos, precisa de escovação todos os dias, e mesmo curtos, banho e produtos hidratantes para manter cor e brilho. Até a alimentação influencia na pelagem.
Escovação diária não é frescura, diz a médica veterinária especialista em dermatologia, Janaína Vida. “Os pelos trocam muito. Os cães com muita pelagem, especialmente quando longa e lisa, precisam ser escovados para não embolar”, diz a médica veterinária, que atua na Diversão Centro de Bem Estar para Cães.
Para escovar, não tem muito segredo, mas a médica veterinária Fernanda Correa Lesnau, indica que o dono procure profissionais capacitados a isso para que os pelos nem quebrem, nem formem tufos. “Se é um cachorro que fica mais dentro de casa do que no quintal, tem que cuidar diariamente por onde ele anda, se ele se enrola muito na grama ou pisa na lama”, diz a médica, que atua na Universicão.
Superpremium
Para a ração, Fernanda recomenda produtos de qualidade superpremium, pois têm nutrientes necessários para a manutenção da pelagem. Outro cuidado dos donos é com as roupinhas. “Às vezes o dono deixa o animal com a roupa durante uma semana e o pelo acaba embolando por baixo. Fica difícil escovar depois”, explica Janaína.
Cães com pelos longos devem tomar banho uma vez por semana, pelo menos, e usar sempre um hidratante ou condicionador. “Máscara de hidratação, condicionador e hidratante são boas opções. Se for um banho só de manutenção dos pelos, não precisa de um shampoo específico, só quando estiver com problema dermatológico que é melhor um xampú terapêutico, para ajudar no tratamento. Nesse caso, é importante também aumentar a frequência do banho”, explica a médica veterinária Janaína Vida.
Muitos pelos
Quer um animalzinho que tenha pelos longos? Procure por um desses: Maltês, Lhasa Apso, Spitz Alemão, Yorkshire Terrier, Shih Tzu, Golden Retriever, Pastor Alemão, Bichon Frisé, Griffon de Bruxelas, Pastor Shetland, Pequinês ou Poodle.