Animal

Cuidados na hora de dar comida caseira para o pet

Amanda Milléo
26/12/2015 09:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Antes das rações industrializadas chegarem, tudo que alimentava os humanos também caía nos potes dos animais de estimação. Embora as rações sejam uma das melhores opções para os pets, muitos donos têm se voltado cada vez mais à alimentação natural e caseira. Mas há cuidados que precisam ser seguidos à risca, alertam especialistas.
A alimentação caseira, segundo a médica veterinária Márcia Marques Jericó, segue a mesma linha da dieta humana, com uso de carnes de origens diferentes, arroz, cereais e legumes, de acordo com a idade e tamanho do animal. Porém, não se trata de usar a mesma alimentação para as duas espécies, pois os animais não têm as mesmas papilas gustativas que nós, e não aceitam tão bem os temperos que costumamos usar.
“É muito importante que o dono do animal siga as recomendações do nutricionista clínico veterinário à risca. O maior problema é quando ele tenta inovar ou adaptar a dieta. Trocar o brócolis pela couve ou a carne vermelha pelo peixe pode causar desequilíbrios nutricionais no animal, comprometendo até o crescimento”, observa Márcia, que também é sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia Veterinária.
O mesmo vale para o tempero, de acordo com a professora Mariana Scheraiber, do curso de medicina veterinária da Universidade Tuituti do Paraná (UTP). O que é sem sal para nós pode ser salgado para o animal, promovendo hipertensão e outras doenças. “Ninguém percebe, mas os animais e humanos são diferentes. Nós temos muito mais papilas gustativas que os cães e o olfato deles é melhor que o nosso. Eles escolhem o alimento pelo cheiro, nós pelo gosto”, diz Mariana.
Congelados
Para facilitar e não sair da dieta que o nutricionista prescreveu, o dono do animal pode montar as refeições da semana com antecedência e congelar. “A alimentação natural é uma opção interessante quanto a pessoa tem algum animal com particularidades, que precisa de um manejo diferente na alimentação. Ao longo da semana, com as dietas formuladas pelo veterinário, o dono descongela as porções prontas para aquele dia”, orienta Mariana Scheraiber.