Animal

Pets ganham agrados divertidos como cupcakes e chocolates especiais

Willian Bressan
18/12/2015 10:00
Thumbnail
Os tradicionais ossinhos continuam sendo o principal agrado para um animal de estimação. Mas os pets vêm ganhando outros “mimos”, como cupcakes, petiscos, chocolates especiais e até sorvete. Tudo, é claro, com adaptações, pois há ingredientes que eles não podem consumir (entre eles, cacau e açúcar) . Além disso, devem ser oferecidos esporadicamente, não podendo substituir a ração diária. Tem que funcionar, mesmo, como um agrado.
Em Curitiba, a chef de cozinha Angela Muraro, em parceria com a cunhada, Raquel Sillas, que é nutricionista de cachorro, criou a Biscocake, que vende uma versão dos mini bolinhos para cães e gatos. “A ideia surgiu depois que vimos que em São Paulo existia uma panificadora especializada em alimentos para cachorros”, conta Angela.
Há opções cupcakes de carne com legumes ou arroz, peito de peru e beterraba, frango com arroz ou presunto, fígado com presunto e ainda espinafre com arroz e cenoura. A unidade é vendida a R$ 3. Os doces, que podem ser decorados, saem por R$ 3,50 e os sabores são de iogurte com maçã e canela ou banana, amendoim, aveia com melado, cenoura com canela e alfarroba com ou sem frutas.
A médica veterinária Carolina Zaghi Cavalcante e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) lembra, no entanto, que esses alimentos são apenas agrados. “Nada substitui a ração como alimento diário”, reforça a especialista. Ela alerta que esses mimos não podem exceder uma quantia maior que 10 a 15% da alimentação total.
Pioneirismo
A empresa Festa Boa Pra Cachorro!, criada no Rio de Janeiro pela empresária Shirley Santos, é pioneira em mimos gastronômicos lúdicos para pets. São bolos, pupcakes, brownies, bricãodeiros (brigadeiros feitos com carne bovina orgânica e semente de girassol) e guloseimas adaptadas ao paladar e a necessidade dos bichos. O cardápio, que pode ser encomendado em todo país pelo site é feito em conjunto com nutricionistas e zootecnistas, tendo ainda a supervisão de veterinários. “Só usamos produtos orgânicos e certificados, inclusive com farinhas importadas. Não é feito de ração. Mas temos o cuidado de não ter condimentos e outros produtos proibidos para pets”, esclarece Shirley
Cuidados
Confira as dicas da veterinária Carolina Zaghi:
Não torne um hábito
Os pets podem ser agradados com essas “delícias”, mas é preciso levar em conta que não se torne um hábito e interfira na dieta do pet.
Evite
Alguns ingredientes são proibidos : cebola, alho, chocolate, uva, uva passa, macadâmia, massa crua de pão ou bolo. Cuide com frituras, açúcar e sal em excesso.