Animal

Curitiba recebe evento de aquapaisagismo neste sábado

Da redação
29/04/2016 20:33
Thumbnail

Aquário elaborado pelo aquapaisagista Igor Maciel Braga (Foto: Divulgação Encontro Plantas & Plantados)

Acontece amanhã (30), na Funpar (Rua João Negrão, 280), das 14h às 18h30, um encontro entre entusiastas de aquapaisagismo, que consiste na arte de produzir paisagens submersas em aquários, fazendo uso de elementos naturais como plantas aquáticas, rochas, troncos, areia e, é claro, peixes. Trata-se da primeira edição do evento “Encontro Plantas & Plantados”, que vai reunir adeptos do hobby, cada vez mais difundido no país.
Competidores e profissionais do ramo vão conduzir uma programação que envolve palestras, exposição de aquários e produtos, sorteio de brindes e mostra de peixes da espécie killifishes, trazida por um grupo local de criadores. Entre as presenças especiais estão os paranaenses Jean Ricardo Olinik e Luidi Doim, dois dos aquapaisagistas de maior renome nacional e internacional.
O ponto alto do evento promete ser a divulgação do resultado do “Concurso Plantas & Plantados”, que tem sua categoria principal voltada exclusivamente para amadores. A ideia, segundo Cleber Sá, um dos organizadores do evento, é incentivar aqueles que estão começando, criando um espaço no qual possam competir com igualdade de chances. “O resultado surpreendeu, pois tivemos trabalhos primorosos”, afirma.
A ideia para a realização do evento surgiu na comunidade online de aquapaisagistas, que conta com mais de 5 mil membros em todo o país. “Contamos com o apoio de diversos parceiros e com certeza será um evento marcante para o público de Curitiba”, avalia André Albuquerque, moderador do grupo.
Sucesso local
O Paraná é um dos estados com maior força no aquapaisagismo nacional. Na década de 1990, o aquapaisagista Rony Suzuki, de Londrina, começou a catalogar e cultivar plantas aquáticas que são utilizadas na atividade. Mais tarde, em 2008, publicou em conjunto com Mauricio Xavier o primeiro livro de aquapaisagismo brasileiro, intitulado “Aquapaisagismo: Introdução ao Aquário Plantado”.
Atualmente, o Paraná conta com equipes de competição e bons resultados em concursos nacionais e internacionais, além de ser a casa do primeiro concurso estadual de aquapaisagismo lançado no país, o Concurso Paranaense de Aquapaisagismo (CPA), já em sua nona edição. Paranaenses também se destacam no concurso brasileiro da modalidade, o Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo (CBAP), hoje em sua décima terceira edição.
Interessados em participar do evento podem adquirir o ingresso ao preço de R$ 28 na loja Aquabetta (Rua Doutor Faivre, 723) ou no próprio local do evento. Outras informações estão disponíveis na página https://www.aquaa3.com.br, pelo e-mail cleber@pocketriver.com.br e também pelo telefone (41) 9191-8809.