Animal

Cheiro de cachorro molhado? Saiba como evitar

Folhapress
04/02/2018 09:35
Thumbnail

Secar bem o seu cãozinho pode evitar o odor desagradável e doenças como fungos nos pelos. Foto: Pixabay.

Cuidados simples com a pelagem podem evitar aquele cheirinho de cachorro molhado após um passeio na chuva ou uma brincadeira com água.
A principal medida é secar bem o animal e, assim, evitar alergias e fungos. O pelo úmido pode causar infecções que causam cheiro ruim, afirma William Galharde, gerente de estética da Petz, um dos maiores Pet Shops do Brasil.
“Procure secar bem, com uma toalha limpa, principalmente as patinhas e dobrinhas, e depois, caso necessário, usar o secador numa temperatura morna”, diz.
Não é indicado deixar o cãozinho secando sozinho ao sol, mesmo em dias quentes. Escovar o pelo ajuda a ativar a circulação e a diminuir o mau cheiro. Mesmo animais com pelagem curta devem ser escovados diariamente.
A “roupa de cama” do pet também deve ser trocada toda semana.
BANHOS
O banho é importante para manter o pet saudável e cheiroso. Segundo Galharde, no verão, é recomendado uma vez por semana e, sempre, com produtos próprios para os animais.
O ouvido deve ser protegido com algodão para que não molhe ­evitando, assim, otites­, e a temperatura da água deve ser amena.
O banho de água doce é fundamental após o bichinho brincar na piscina ou na praia. Todo o resíduo de sal, areia ou cloro deve ser retirado.