• Carregando...
Campanha da ONG Fica Comigo quer incentivar adoção de cães abandonados. Foto: Unsplash.
Campanha da ONG Fica Comigo quer incentivar adoção de cães abandonados. Foto: Unsplash. | Foto:

Comemorado nesta quinta-feira (4), o Dia Nacional de Adotar um Animal, além de ser dedicado ao santo que protege todos os animais, São Francisco de Assis, também busca conscientizar sobre o ato de adotar um pet , que requer planejamento, recursos financeiros e tempo. Para reforçar a ideia, a ONG Instituto Sócio Ambiental Fica Comigo lançou hoje a campanha “Adote um Super-Herói das ruas”.

>>Tem um cachorro? Inscreva ele no concurso cachorro do Ano da Gazeta do Povo!

Segunda a presidente do Instituto, Carla Negochadle, 50 cães estão aptos para a adoção nesta campanha — todos castrados e vacinados. “Vestimos os cãezinhos com roupas de super-heróis e disponibilizamos as fotos no facebook do Instituto Fica Comigo. A intenção é fazer com que a adoção seja consciente, mas ao mesmo tempo fofinha”, comenta Carla.

Choco é uma das cachorrinhas que estarão no facebook do Instituto Fica Comigo para adoção. Foto: Divulgação
Choco é uma das cachorrinhas que estarão no facebook do Instituto Fica Comigo para adoção. Foto: Divulgação

Para o encerramento da campanha, no dia 25 de novembro, a ONG vai coordenar, junto com tatuadores, o Flash Day aos Heróis. “Todo o dinheiro arrecadado nesse evento vai para ajudar os custos que temos com os cachorros”. O evento será  realizado na Casa do Ferreiro (Av. Iguaçu, 3945), às 13 horas.

A ONG, criada há seis anos, doou no ano passado 832 animais. Desse montante, oito foram devolvidos (mas já recolocados em outras famílias). Atualmente, 10 voluntários trabalham no resgate e lar de cãos ababdonados. Para adoção, a ONG segue a legislação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, e só doa animais castrados e vacinados.

Adoção Consciente

Antes de tomar a decisão de adotar um cachorro é preciso levar em consideração não só o desejo, mas também, as necessidades e o grau de comprometimento de toda a família, para evitar o abandono, que, infelizmente, ainda é alto. “Pode [o abandono] ser ocasionado pela mudança de casa, o envelhecimento do animal ou simplesmente porque a pessoa descobre que não tem condições e nem disposição para criá-lo”, lamenta a ambientalista e jornalista, Vininha F. Carvalho.

Benção dos Animais

São Francisco de Assis teve sua trajetória marcada pela abdicação dos bens materiais, e principalmente pelo amor aos animais e plantas. Para celebrar esse dia, algumas igrejas promovem a benção dos animais. Confira os locais, datas e horários.

SERVIÇO:

Quer adotar? Sábado é dia de feira de adoção, das 11h às 17h, nos seguintes locais:

Cobasi: Av. Sen. Salgado Filho, 580 – Prado Velho – Linha Verde.

Rei dos Animais: Rua XV de Novembro, 3188 – Alto da Rua XV.

Casa do Produtor: Rua Engenheiro Rebouças, 182.

Concurso Cachorro do Ano 

Já inscreveu o seu pet no concurso Cachorro do Ano da Gazeta do Povo? As inscrições para eleger o cão mais fofo de Curitiba seguem até 14 de outubro. Para participar é simples: só cadastrar dados pelo site, enviar uma foto do pet e torcer! Cada tutor pode inscrever até três cães.  A 1ª votação popular vai de 17 a 31 de outubro e a 2ª, com os 20 mais votados, de 5 a 18 de novembro. O resultado sai no dia 1º de dezembro e o campeão vai estrelar a capa da Revista Viver Bem Animal.

LEIA TAMBÉM: 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]