Animal

Doença renal é irreversível em gatos

Carolina Kirchner Furquim, especial
23/03/2016 15:12
Thumbnail
A insuficiência renal crônica (IRC) é uma das doenças que mais acomete os felinos. Segundo especialistas, ela pode surgir em qualquer idade, mas é mais comum em gatos idosos, com mais de 9 anos. A condição acomete gatos de ambos os sexos, de qualquer raça e, infelizmente, é grave, progressiva e irreversível. A IRC também tem diferentes estágios.
Estimular os felinos a beber muita água e assegurar-se de disponibilizar água limpa e fresca durante todo o dia é uma das medidas mais eficazes para retardar o surgimento da doença, que pode ser de ordem congênita ou adquirida. Bebedouros elétricos ou fontes são ótimos aliados, pois felinos costumam adorar água corrente (a exemplo daqueles que não resistem a vários golinhos d’água diretamente da torneira).
Testar o sangue e a urina do animal para verificar os níveis de creatinina e ureia é a maneira mais assertiva de diagnosticar a doença. Uma exploração ultrassonográfica abdominal, com ênfase para os rins, completa a investigação e fornece ao veterinário uma boa ideia da degeneração e da condição de funcionamento dos órgãos.
LEIA MAIS
É importante lembrar que, uma vez diagnosticada, a doença não representa uma sentença de morte. Ela pode ser controlada com a troca obrigatória da ração comum pela ração renal (cuja composição é pensada especialmente para nefropatas, com baixíssimos níveis de sódio e fósforo, e bem equilibrada em outros nutrientes importantes), medicação prescrita pelo veterinário e fluidoterapia, caso o animal apresente quadros de desidratação e precise reduzir os níveis de compostos tóxicos no sangue. Tudo isso ajuda a melhorar a qualidade de vida.
Homeopatia também é uma alternativa para o controle, e todo o tratamento vai depender dos sinais clínicos e das variáveis individuais de cada bichinho. Exames como hemograma e urinálise devem ser realizados a cada determinado intervalo de tempo, para o monitoramento da evolução da doença.
A dieta é o ponto que merece mais atenção quando se trata de gatos acometidos pela IRC, pois os rins devem trabalhar sem sobrecarga. Converse com seu veterinário para avaliar a possibilidade de preparar alimentos especialmente para o gatinho nefropata, já que a comida úmida também é um importante suporte nutricional. E lembre-se: ração urinária não equivale à ração renal. Com os devidos cuidados, a sobrevida pode ir de meses a anos, dependendo da evolução da IRC.
Quando desconfiar
Os sintomas relacionados abaixo, em especial se associados, podem indicar IRC. Fique atento!
– Sonolência, cansaço e falta de energia
– Aumento da sede e da produção de urina (o gato busca uma maneira de compensar o mau funcionamento dos rins)
– Diminuição do apetite
– Perda de peso, vômitos e diarreia (geralmente nos estágios mais avançados da doença)
– Inflamações bucais
– Halitose
– Anemia
– Infecções do trato urinário inferior, como cistite
– No exame de imagem, rins lesionados, com tamanhos reduzidos, contornos pouco definidos e presença ou não de cálculos