• Carregando...
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)| Foto:

Uma rede social pensada exclusivamente para pets e simpatizantes do universo animal. Se o projeto parece ousado, saiba que ele já saiu do papel e leva a assinatura de gente do Paraná. O Izoo foi lançado há três meses pelo designer gráfico Luiz de Paula e pelo programador Rafael Cardonázio, ambos de Londrina, unicamente com recursos próprios. “A ideia do Izoo é socializar pessoas, animais, empresas e ONGs do setor, com foco nos bichos que já têm donos e nos que estão à procura de um lar”, explica de Paula.

Já em funcionamento para o usuário final, o Izoo promete implementar novidades ao longo do tempo e, com isso, atingir a meta de 50 mil usuários no próximo trimestre. Para o início de junho está previsto o lançamento de uma linha do tempo similar à do Facebook, mas para a publicação de posts relacionados à vida do bichano. E se o usuário gostou do que viu, pode sinalizar dando um “petisco”, que equivale à famosa “curtida” da internet.

Linha do tempo do Izoo será lançada nos próximos dias dentro da rede social (Foto: Reprodução Izoo)
Linha do tempo do Izoo será lançada nos próximos dias dentro da rede social (Foto: Reprodução Izoo)

“No Izoo o tutor do pet pode criar uma caderneta virtual e controlar vacinas e medicamentos, além de criar eventos e dar início a discussões sobre qualquer assunto do mundo animal. Se o bichinho tiver mais de um dono, o sistema permite que eles interajam com o mesmo pet sem duplicidade do perfil”, diz o designer. A rede social também disponibiliza um guia de empresas do setor, apresentadas ao usuário com base na proximidade geográfica e no interesse por produtos.

LEIA TAMBÉM

>>> Cães iguais a Maurício Mattar e Fábio Assunção são sucesso na web

>>> Tapete com tecnologia da Nasa aquece os pets

>>> Meu cachorro é doador de sangue

Contudo, mais do que a notificação da próxima vacina a ser dada ou o compartilhamento das estripulias do amigo bicho, o projeto do Izoo tem uma importante função social. Na seção Mosaico, por exemplo, é possível divulgar fotos e informações de animais abandonados, encontrados e disponíveis para adoção. A rede também conta com o Zoocode, um pingente com um código que reúne todos os dados do animal e que facilita a busca durante um eventual desaparecimento. Segundo os idealizadores, é a primeira vez que uma placa de identificação é vinculada a uma rede social exclusiva para pets.

Tendo em vista o caráter solidário do projeto, toda a comunicação do Izoo faz uso da hashtag #nãoabandone. “O objetivo principal é gerar audiência centralizada para dar mais oportunidade aos animais que precisam de um lar. Se não temos condições de recolher os que estão na rua, unimos nosso conhecimento para ajudá-los de outra forma”, finaliza de Paula.

Todos conectados

A webdesigner Pollyana Souza, de 24 anos, está no Izoo desde o início da rede social e tem cinco animais cadastrados. “É ótimo poder compartilhar assuntos relacionados aos meus bichinhos em um espaço exclusivo para isso, o que faz esta rede ser muito diferente das demais”, diz. Ela acessa diariamente, participa de fóruns e aproveita as dicas trocadas pelos usuários sobre os cuidados com a saúde dos amigos peludos. Já chegou, inclusive, a procurar uma casa para um cachorro que encontrou na rua. “No fim das contas fiquei tão apegada que hoje ele está comigo e é um dos cinco a ter perfil no Izoo, agora sem o status de adoção”, comemora.

Seu bichinho na rede

Para fazer parte do Izoo, você precisa:

– Acessar o endereço da web www.izoo.com.br através de dispositivos móveis ou navegadores da web

– Criar uma conta com seus dados

– Criar um perfil para o seu animal, com fotos e informações

– Conectar-se a outras pessoas e animais

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]