Animal

Exposição Internacional de Gatos de Raça reúne felinos exóticos em Curitiba

Guilherme Grandi
01/06/2018 12:00
Thumbnail

O British Shorthair serviu de inspiração para o gato do filme 'Alice no país das Maravilhas'. Foto: reprodução YouTube.

Cerca de 80 gatos de 14 raças diferentes e exóticas participarão de um encontro neste final de semana na sede social do Paraná Clube, em Curitiba. Será a 20ª edição Exposição Internacional de Gatos de Raça, evento que busca mostrar como é o universo destes felinos caseiros e desmistificar alguns pensamentos que muitas pessoas ainda têm sobre eles.
Os visitantes que passarem por lá neste sábado (2) e domingo (3) poderão ver de perto a beleza e o exotismo de diversas raças como o Sphynx, um gato completamente sem pelos. A raça teve os primeiros animais encontrados em meados da década de 1960 na Califórnia (EUA), e desperta muita curiosidade do público inclusive por ter um comportamento um pouco diferente dos outros felinos – ele é mais dependente do tutor.
O gato "esfinge" serviu de inspiração para o filme ET, de Steven Spielberg. Foto: Creative Commons.
O gato "esfinge" serviu de inspiração para o filme ET, de Steven Spielberg. Foto: Creative Commons.
De acordo com a presidente do Clube do Gato do Paraná, Vera Gabardo, o evento é uma boa oportunidade para quem deseja mergulhar no universo felino. “Além de apreciar a beleza dos animais, é possível ter contato com criadores que são uma ótima fonte de informação para quem tem ou deseja ter um gatinho como animal de companhia”.

Gato da Alice

Outra raça que desperta muito interesse dos visitantes é o British Shorthair, um gato de pelagem cinza que inspirou o felino do filme ‘Alice no País das Maravilhas’. A produção cinematográfica fez dele um dos gatos mais usados para criar memes na internet.
O British Shorthair – de pelo curo – é um gato tímido, amistoso e afetuoso, com um caráter tranquilo e bastante sociável. É muito procurado por pessoas que moram sozinhas em pequenos espaços.
A exposição também terá o Ragdoll, um felino de pelo macio como o de um coelho; o Bengal, que lembra uma pequena onça; o Maine Coon, conhecido como gigante gentil, é a maior raça que existe; os famosos gatos Persas, a raça mais conhecida pelos brasileiros; o Abissínio, de aparência selvagem, entre outros. Os felinos são de criadores do sul e sudeste do país, além de outros países do continente.

Cuidados e beleza

Em uma das edições do encontro, o gato Telmo, e a tutora Virgínia levaram um dos prêmios. Ele, é um dos únicos da raça Singapura na America do Sul. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo.
Em uma das edições do encontro, o gato Telmo, e a tutora Virgínia levaram um dos prêmios. Ele, é um dos únicos da raça Singapura na America do Sul. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo.
Além de exibir algumas das raças mais diferentes de gatos, o encontro também terá uma equipe de médicos veterinários especialistas em nutrição e castração para tirar dúvidas dos criadores ou candidatos a tutores. Também será realizado um concurso de beleza felina e bate-papos sobre criação e cuidados.
O evento também irá arrecadar leite em pó para entidades assistenciais do estado e alimentos para gatos da ONG Beco da Esperança, que abriga 450 felinos abandonados.
Serviço:
20ª Exposição Internacional de Gatos de Raça
Sábado (3) e domingo (4), na sede social do Paraná Clube
Av. Presidente Kennedy, 2.377, Água Verde
Horário: das 13h às 18h30.
Entrada: uma lata/pacote de leite em pó (não será permitida a entrada de animais que não estejam inscritos no evento)
Outras informações estão disponíveis no site do encontro.
LEIA TAMBÉM: