Animal

Entenda por que os pets fazem xixi fora do lugar

Bruna Covacci
04/01/2016 09:00
Thumbnail
De acordo com a veterinária do Instituto de Psicologia Animal (Inspa) Ceres Berger Faraco, existem vários motivos que podem explicar o xixi fora do lugar. A veterinária especializada em medicina felina Tatiana Takeko, do Cantinho do Gato, lembra que o problema não é exclusivo de um sexo ou idade. Listamos algumas razões que explicam essa aparente rebeldia:
Saúde
Tanto nos cães como nos gatos, deve-se avaliar inicialmente se  há algum problema orgânico, como as doenças urinárias. A castração minimiza o instinto de demarcação de território, mas é possível que elas persistam em machos e fêmeas. É uma questão de comportamento social.
Estresse (cães)
Dependendo do cão, até a mais suave mudança na rotina pode ser suficiente para desencadear um retrocesso no aprendizado. Nesse caso, é preciso retomar o treinamento básico para voltar a supervisionar o animal como era feito quando ele era filhote.
Estresse (gatos)
No caso dos gatos,  um novo morador na casa, ficar muito tempo sozinho, mudança de ração ou areia são motivos para estresse. Qualquer alteração na rotina é passível de provocar o xixi fora de lugar dos gatos.
Ansiedade e separação
Um peludo que acompanha o dono por todos os cantos da casa, gosta bastante de colo e precisa de atenção sofre quando precisa ficar sozinho. É por isso que muitas vezes os animais latem, se lambem até causar feridas, destroem a casa ou fazem xixi fora do lugar.
Submissão
Um comportamento comum em filhotes é representado pelo xixi quando o dono chega em casa. É uma demonstração eufórica de carinho e indício de que o cão aceita a submissão à pessoa em questão.
Higiene
A relação com a caixinha de areia é bastante importante. Se ela estiver suja demais ou se o tipo de areia foi mudado recentemente — isso também vale para marca –, é possível que o gato não queira mais usar sua caixa.