• Carregando...
O ideal é acostumar os pets com a escovação diária desde filhotes. Foto: Bigstock.
O ideal é acostumar os pets com a escovação diária desde filhotes. Foto: Bigstock. | Foto:

Quando são filhotes, sem problemas: os dentes dos cães seguem branquinhos, o que não dura muito se a higiene bucal não for realizada com frequência pelos tutores — segundo pesquisa divulgada pela Revista Científica de Medicina Veterinária, 85% dos cães acima dos três anos de idade possuem doença periodontal (que afeta os tecidos que suportam e sustentam os dentes dos pets).

>>Tem um cachorro? Inscreve ele para o concurso Cachorro do Ano da Gazeta do Povo!

Para a médica veterinária e coordenadora na Virbac, Paola Helpa, a melhor maneira de garantir a saúde oral dos pets é pela escovação dos dentes, que deve ser feita diariamente e iniciada desde filhotes.  Mas, mesmo com o pet já adulto ainda é possível condicioná-lo para que ele se acostume com a limpeza.

Doenças

A principal doença presente na cavidade oral de cães e gatos é a doença periodontal, cujo sinal mais comum é o mau hálito. “Essa doença é causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Além do mau hálito, a doença periodontal pode causar ou agravar infecções importantes no coração, rins, pulmão, fígado. Por isso a importância da escovação canina e da visita ao médico veterinário”, comenta Paola Helpa.

Apetrechos necessários

Na hora de escovar os dentes do cachorro, nunca se deve usar pastas dentais humanas, nem as infantis.

“Essas pastas contém flúor, que pode irritar o estômago dos animais”, alerta a veterinária. Algumas pastas de dente caninas possuem o sabor de frango, por exemplo, mais atraentes para o pet.

A escova veterinária também deve ser específica, até mesmo para facilitar o processo. Ela possui duas cabeças, uma menor e outra maior, para pequeno porte e médio/grande porte. Além disso, o cabo da escova é mais longo que a humana, para conseguir acessar os dentes que ficam mais ao fundo, como os molares.

Para acostumar o cão, ideal é usar dedeira antes da escova de dentes. Foto: Divulgação
Para acostumar o cão, ideal é usar dedeira antes da escova de dentes. Foto: Divulgação

Alguns petiscos específicos também ajudam na prevenção e controle da doença periodontal e ajudam na remoção de restos de alimento e o controle da placa bacteriana. “Petiscos com aditivos podem auxiliar no condicionamento. Rações ou biscoitos com polifosfatos de sódio, brinquedos para roer, courinhos tratados com enzimas são alguns exemplos que auxiliam nessa hora da limpeza”, indica Maria Izabel Ribas Valduga, vice-presidente da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária.

Alimentos

Paola explica que alguns estudos têm demonstrado que as características do alimento, como textura, tamanho e forma, são significativamente mais importantes no controle de formação da placa e gengivite nos animais. “As duas escolhas básicas são dura/firma (seca) ou macia (úmida, semi-úmida, restos de comida). As primeiras opções são melhores para os dentes, pois proporcionam resistência quando mastigados, removendo a placa e exercitando o periodonto”.

Dicas para começar a escovação: 

  1. Acostume seu animal a receber carinhos ao redor do focinho e a superfície dos dentes.
  2. Sempre que ele aceitar esse carinho por um tempo maior, parabenize-o com passeio ou biscoito saudável.
  3. Quando seu cachorro estiver acostumado com os carinhos no focinho e parte bucal, comece a usar uma “dedeira” de borracha para massagear a gengiva e dentes.
  4. Quando o cão estiver acostumado com a “dedeira”, passe para a escova e pasta específicas caninas. Evite as pastas e escovas humanas sempre.
  5. Escove primeiro os dentes da frente, com movimentos circulares, e depois da gengiva para a ponta dos dentes.
  6. Após alguns dias, quando seu cachorro estiver acostumado com essa primeira escovação, tente a parte posterior, com os mesmos movimentos.
  7. Quando tutor e animal estiverem tranquilos com essas escovações, tentem escovar os dentes pelo lado da língua.

LEIA TAMBÉM: 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]