Animal

Cachorro nasce com pelo verde na Escócia; caso já aconteceu no Brasil

Agência Estado
17/07/2017 14:07
Thumbnail

"Fenômeno" é associado à placenta. Foto: Cascade news

Rio é uma golden retriever de três anos de idade que deu à luz nove filhotes, sendo que um deles nasceu com o pelo verde. A dona dela, Louise Sutherland, da Escócia, admitiu que ficou muito surpresa com a aparência do cachorrinho, que recebeu o nome de Forest.
É a quarta que vez que esse ‘fenômeno’ ocorre. Em fevereiro, uma cadela da raça labrador também teve um filhote verde na cidade de Lancashire, na Inglaterra.
Acredita-se que a coloração é causada por um pigmento biliar chamado biliverdin, encontrado na placenta das fêmeas. Se misturado com o líquido amniótico – que protege os bebês -, pode manchar a pele do recém-nascido.
Cor do cachorro surpreendeu turores. Foto: Cascade News
Cor do cachorro surpreendeu turores. Foto: Cascade News
“O primeiro filhote estava preso, então eu e minha filha Claire tentamos tirá-lo com segurança”, disse Louise ao The Sun. “Quando os filhotes começaram a chegar, notamos que um deles tinha o pelo verde. Não podíamos acreditar”, completou.
Louise soube depois que o fato era incomum e tinha a ver com a placenta. Ela disse que a coloração já saiu um pouco e, segundo lhe disseram, deve sair totalmente em breve.
No Brasil também
Há sete anos, caso semelhante foi registrado no Brasil. O fato aconteceu na cidade de Mairinque, a 65 km de São Paulo. Um adestrador se espantou com o nascimento de um dos cachorrinhos, que nasceu com o pelo esverdeado e foi apelidado de Hulk.
Segundo especialistas, a pelagem diferenciada é raro de acontecer. Esta pigmentação acontece pela exposição, durante a gestação, de uma substância chamada biliverdina, que faz parte da placenta. A reportagem da TV Tem constatou nesta quinta-feira (9) que o filhote já havia perdido a coloração verde e que o pequeno cão agora estava com a pelagem branca.
LEIA TAMBÉM