
O click da vira-lata Leica brincando em um campo de camomila em Mandirituba, a 40 km de Curitiba, ganhou o segundo lugar no prêmio internacional Dog Photographer of the Year, na categoria “Dogs at Play”.
A foto foi tirada pelo fotógrafo curitibano Rodrigo Capuski, que pelo segundo ano consecutivo se inscreveu para o prêmio com a mulher, Maria Cristina Nadalin. “Foi algo bem espontâneo, mas a foto foi bem difícil de tirar, porque a Leica é muito agitada. Foi um momento muito específico, não farei algo parecido tão cedo”, comenta Rodrigo.
O lugar da foto foi escolhido pelo casal em um dos frequentes passeios pela Região Metropolitana de Curitiba, onde eles procuram novos cenários para fotografar seus clientes, quase sempre gestantes, crianças, famílias e pets. “Estava quase na época da colheita. Largamos a Leica no campo e acabamos fazendo várias fotos”, relembra.
O nome da cadelinha, que na foto tem um ano e sete meses, é uma referência à famosa marca alemã Leica, que produz câmeras e lentes fotográficas. Leica foi adotada com um mês, depois de um casal conhecido de Rodrigo encontrar uma caixa com quatro filhotes vira-latas, uma mistura de Veadeiro pampeano, cão de caça. “A Leica tem uma cicatriz bem grande nas costas que a gente não sabe o que é, e a Cris, minha esposa, fez recentemente um transplante do fígado, então ela também tem uma cicatriz na barriga. Foi mais uma coisa que a gente se identificou”, explica Rodrigo.
O prêmio
Fundado em 2005, o prêmio Dog Photographer of the Year antes era destinado apenas aos moradores do Reino Unido e contava com cinco categorias. Hoje o prêmio tem 10 categorias e é internacional, recebendo inscrições de fotógrafos profissionais e amadores de mais de 90 países.
No fim de agosto, Rodrigo e Maria vão para Londres para receber o prêmio, e depois o casal seguirá para a Letônia, onde participará de um workshop de fotografia com a fotógrafa russa Elena Shumilova.
Confira os outros colocados para a categoria “Dogs at Play”, que mostra cachorros felizes e saudáveis brincando:


LEIA TAMBÉM:
>>> Antes de correr, cachorros também precisam de avaliação clínica
>>> Cachorros ajudam mulheres a manter a saúde durante a gravidez
>>>Há milhares de animais esperando por um lar em Curitiba. Saiba como adotar!
-
Senadores apontam brecha para jogos ilegais na regulamentação das apostas esportivas
-
Evangélicos podem ser foco de resistência na sabatina de Dino ao STF
-
Advogada presa pelo 8/1 passou dias com fome e ficou 4 meses encarcerada: “pesadelo”
-
Sem Rodeios: Alexandre de Moraes vs. Bolsonaro, a perseguição por vídeo do 8/1. Assista