Animal

Quatro estratégias para fazer com o que o seu gato beba mais água

Daniela Drumond, especial para a Gazeta do Povo
19/07/2018 12:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Quem tem gato sabe que muitas vezes é difícil fazer com que eles tomem a quantidade de água necessária para terem uma boa saúde: a água constitui pelo menos 60% do organismo do animal e a falta dela pode causar sérios problemas de saúde como a desidratação, problemas renais e de trato urinário, como infecções na bexiga (a chamada cistite) e dificuldades para defecar.
Dependendo do nível de desidratação, pode até mesmo levar o animal a óbito. Com a desidratação o gato pode ficar letárgico, além de ter o aumento dos batimentos cardíacos, pouca elasticidade da pele, olhos fundos e boca ressecada.
Como explica a professora e coordenadora do curso de medicina veterinária da Universidade Positivo, Thaís Casagrande, a falta de água danifica a filtragem do sangue nos rins e a eliminação de substâncias tóxicas ao organismo. “Dessa forma afeta a absorção de nutrientes e a pressão arterial, além da função endócrina do rim para a produção de células vermelhas do sangue”.
O gato também pode apresentar infecções na bexiga ou nos rins. “Os sintomas incluem dificuldade para urinar ou incontinência, além de alteração na quantidade e na cor do xixi. São sinais de alerta também a febre, fraqueza e a lambedura constante das partes íntimas, pois pode ocorrer a obstrução urinária”, ressalta a médica veterinária.
Tutores precisam ficar atentos ao que os felinos ingerem, visto que são animais curiosos (Foto: VisualHunt)
Tutores precisam ficar atentos ao que os felinos ingerem, visto que são animais curiosos (Foto: VisualHunt)
Segundo Thaís, o mau hábito dos gatos em resistirem para tomar água tem raiz na evolução dos felinos. “Os gatos são, originalmente, animais selvagens e, por isso, desenvolveram um instinto de seleção específico para a hora de buscar hidratação, pois tomar água suja e parada podia gerar contaminação e causar muitos problemas de saúde”, diz.
Para auxiliar os tutores dos gatos a incentivá-los a beber mais água separamos algumas dicas:

Mais de um pote

As rações secas normalmente estimulam o animal tomar mais água. Os gatos gostam de água fresca, por isso, é bom ter mais de um pote de água, deixá-los espalhados pela casa e manter os vasilhames sempre higienizados, sem sujeiras e sem odores fortes. De acordo com o médico veterinário Marcello Machado, da Max Cat, o ideal é colocar água limpa ao menos uma vez ao dia.

Água corrente

Muitos animais gostam de água corrente, por ser mais fresca e limpa. Existem fontes para fornecimento de água para gatos e a maioria dos animais costuma gostar de beber dessa forma.

Longe de tudo

Os gatos são pets higiênicos, por esse motivo, é recomendado que o pote de água fique longe da ração e da caixa higiênica.

Brinquedos na água

Outra estratégia é o uso de brinquedos. Animais mais brincalhões costumam ser estimulados se forem colocados objetos no fundo do pote de água. Porém, é importante lembrar que os brinquedos devem ser grandes o suficiente para que o animal não engula. Também pode-se colocar cubinhos de gelo, que além de refrescar a água também pode ser um brinquedo para o gato.
LEIA TAMBÉM