Animal

Gatos precisam de comedouro especial para os bigodes

Da redação
14/09/2016 18:30
Thumbnail

(Foto: Divulgação)

A hora da refeição nem sempre é o momento mais agradável na vida de um gato. Devido ao excesso de sensibilidade nos bigodes, os felinos se irritam quando estes encostam na borda de pratos e potes de ração, confundindo as informações que enviam ao cérebro sobre o ambiente em que se encontram, e causando a chamada ‘Fadiga dos Bigodes’.
Os bigodes dos gatos, também chamados de vibrissias, são muito mais do que apenas pelos grossos – são órgãos sensoriais ou receptores táteis, de acordo com Cláudia Pizzolato, especialista em comportamento animal da BitCão, loja virtual dedicada a cães e gatos.
Leia mais
“Esses receptores são conectados aos músculos da face e ao sistema nervoso que enviam para o cérebro diversos sinais para ajudar o felino a entender o ambiente. São esses bigodes que ajudam os gatos a terem noção de espaço e orientação. Também são sensores de movimento, capazes de detectar a menor mudança de direção do vento, ou ondas de som e vibrações”, explica a especialista.
Quando os bigodes entram em contato com os potes de ração, os felinos acabam comendo a ração que está no meio da tigela, mas deixando a borda cheia de grãos, reclamando por comida. Ou levam muito tempo para comer uma porção pequena e há ainda os gatos que puxam a comida para fora do prato, com a pata, ou mesmo com a boca, sujando tudo ao redor. 
Existem no mercado opções de comedouros específicos, que ajudam o gato no momento da refeição. Os pratos têm formato ergonômico, que facilitam a alimentação do bichano. Uma dessas opções é o Dr. Catsby’s, que é feito de aço inoxidável e com um tapete antiderrapante.
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)