Animal

Halloween exige atenção aos gatos pretos, que correm risco de sofrer maus-tratos

Estadão Conteúdo
31/10/2018 11:49
Thumbnail

De onde vem a ideia de que gato preto dá azar?Foto: Antonio Visalli/Unsplash

Todo Halloween ou sexta-feira 13 é a mesma história: é preciso evitar passar embaixo da escada, quebrar espelho e cruzar com um gato preto na rua, certo? Algumas crenças são tão antigas que, por vezes, não questionamos sua veracidade ou origem. No caso dos bichanos, o problema é mais grave e pode levar a maus-tratos. Mas, de onde vem a ideia de que gato preto dá azar?

A superstição teve origem na Idade Média, quando se acreditava que os felinos, por causa de seus hábitos noturnos, tinham parte com o demônio. E se o bichano fosse da cor negra, era associado às trevas. O papa Inocêncio VIII, no século 15, chegou a incluir o animal em sua lista de perseguidos pela Inquisição. A Igreja Católica promovia campanha assassina contra supostas heresias e bruxarias.

Na Inglaterra, diz a lenda que, em certa noite, um gato preto foi agredido a pedradas. Encurralado, ele fugiu para a casa de uma senhora que costumava dar abrigo a gatos de rua. Na manhã seguinte, essa pessoa também apareceu machucada. E isso foi suficiente para que o povo acreditasse que a mulher seria uma bruxa e o gato, um disfarce noturno dela.

Saindo do viés religioso, o paganismo considera o gato como figura de sabedoria e proteção. Na Escócia, por exemplo, um gato preto no alpendre traz prosperidade.

Gatos pretos ainda são usados em rituais de magia. Em uma pesquisa breve na internet, é possível mensurar o grau de crueldade dos envolvidos: “Para se transformar em um mago, você deve amarrar um gato preto e jogá-lo vivo dentro de uma panela de água fervente. Deixe-o cozinhar até que a pele descole totalmente dos ossos”, diz uma página na web.
ONGs devem ficar atentas ao pedido de doação desses gatos nesta época do ano. Foto: Visual Hunt
ONGs devem ficar atentas ao pedido de doação desses gatos nesta época do ano. Foto: Visual Hunt
ONGs que cuidam de gatos precisam ficar atentas ao interesse repentino somente por animais da cor negra. Utilizar animais em rituais e agredi-los configura crime ambiental e é preciso denunciar. Abandono, agressão, envenenamento e condições insalubres de vida aos pets estão entre os principais problemas registrados.
Em abril passado, a atriz Paolla Oliveira publicou uma foto com um gatinho preto no perfil oficial dela no Instagram. “Sexta-feira 13, 14, 15, não importa a superstição, o que não pode é maltratar bicho nenhum em qualquer dia do ano. Gato preto é lindo e não tem culpa de ‘tradições’ criadas por humanos”, escreveu na legenda da foto, pedindo que seguidores denunciem maus-tratos sofridos pelo animais.
LEIA TAMBÉM