Animal

Médico especializado para os bichinhos

Amália Dornellas, especial para a Gazeta
05/09/2009 03:09
O Dia do Médico Veterinário é comemorado na próxima quarta-feira. Para quem está sempre atento para a saúde do seu bichinho de estimação, é possível encontrar cada vez mais profissionais especializados para tratar e acompanhar com precisão o bem-estar dos grandes companheiros do ho­­mem, sejam eles gatos ou cachorros.
A área de Medicina Veterinária voltada para pets é uma das que mais cresce no país, cerca de 10% ao ano. Isso é o que o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, Masaru Sugai, contou para o caderno Animal. Confira a entrevista:
Como surgiu a profissão?
Alguns procedimentos feitos com animais já constavam no código de hamurabi, um conjunto de documentos da Idade Média, provando que a profissão é muito antiga. No Brasil, a primeira escola foi criada em 1910, em Olinda (PE). A profissão foi reconhecida oficialmente por um decreto de Getúlio Vargas, em 9 de setembro de 1933. Por isso, comemoramos o Dia Nacional do Médico Vete­rinário nessa data.
Há especializações na Medicina Veterinária?
Na graduação, o veterinário recebe informações de todas as áreas e pode se especializar em pós-gradua­ções, mestrados e doutorados. Existem especializações por área clínica, como dermatologia, cardiologia, oftalmologia, ortopedia, odontologia e homeopatia, por espécie de animais, como suínos, aves, equinos, além de reprodução animal, diagnóstico por imagem e ultrassom.
Como está o mercado hoje?
O mercado é sempre promissor, crescente. O veterinário também tem de ter competência, pois a concorrência é grande, como em todas as profissões. Mas, o profissional que oferece um serviço especializado e de boa qualidade consegue se estabelecer. Princi­palmente quando se trata de animais de companhia, afinal, temos um perfil de cidadãos que aderem aos pets para substituir um ente querido, marido ou até mesmo filhos, como em caso de casais estéreis. Logo, o veterinário passa a ter uma importância maior na vida do cidadão.
Qual é o futuro da profissão?
O futuro da profissão tem de ser buscado nas áreas em que a sociedade mais demanda. Uma delas é a produção de alimentos. Somos grandes produtores de alimentos de origem animal. Essa é uma área em que temos de trabalhar muito. Cada vez mais exigimos alimentos de qualidade e o médico veterinário faz parte desse processo. Outro setor é a área pet, que de for­­ma geral, é uma das que mais cresce, em torno de 10% ao ano, entre o mercado de rações, medicamentos, vacinas e produtos especializados.