• Carregando...
Foto: Denise Corliss/Reprodução Facebook
Foto: Denise Corliss/Reprodução Facebook| Foto:

Uma semana depois que dois aviões derrubaram as torres do World Trade Center, em Nova Iorque (EUA), durante ataques terroristas no dia 11 de setembro de 2001, a cachorra Bretagne, então com dois anos de idade, foi designada junto com sua tutora, a engenheira elétrica texana Denise Corliss, para trabalhar na busca e salvamento de vítimas entre os escombros.

Foto: Denise Corliss/Facebook
Foto: Denise Corliss/Facebook

A dupla trabalhou durante dez dias em turnos de doze horas e Bretagne foi um dos mais de 300 cães em ação naqueles dias. Ela precisou ser eutanasiada ontem (6), a apenas alguns meses de seu aniversário de 17 anos, depois de ficar dias sem fazer o que mais gostava: comer. Nos últimos anos ela vinha apresentando dificuldades para caminhar e subir escadas, além de insuficiência renal, uma grave doença que acomete cachorros e gatos.

Morre a última cachorra que ajudou no resgate das vítimas do 11 de Setembro

LEIA TAMBÉM

>>> Meu bicho comeu algo que não devia!

>>> Não negligencie os vômitos do seu pet

>>> “Beethovens” caninos: sete vídeos de cachorros que tocam piano

Até pouco tempo atrás, Bretagne passou sua velhice trabalhando em uma escola primária dos Estados Unidos, ouvindo histórias em voz alta de crianças que precisavam praticar suas habilidades de leitura. Em 2014, ela voltou a Nova Iorque pela primeira vez depois dos ataques para conhecer o One World Trade Center, um enorme complexo que foi construído junto ao memorial das vítimas. Naquele mesmo ano, outra cachorra treinada para o serviço de emergência foi batizada Bretagne 2, uma homenagem à valente golden retriever.

Morre a última cachorra que ajudou no resgate das vítimas do 11 de SetembroFoto: Denise Corliss/Reprodução Facebook
Foto: Denise Corliss/Reprodução Facebook

Homenageada em vida em anúncios colocados na Times Square, condecorada com a Dog Park Gramercy, uma espécie de chave da cidade dada aos amigos caninos, e presenteada durante toda a sua vida, Bretagne conseguiu juntar a equipe de busca e salvamento da Cy-Fair Volunteer Fire Department (à qual se juntou em 2000) para as devidas honras em sua última despedida. Ela recebeu uma emocionante saudação final enquanto entrava no hospital veterinário para dormir. O corpo de Bretagne foi saudado novamente depois que deixou o hospital, envolto em uma bandeira norte-americana.

Morre a última cachorra que ajudou no resgate das vítimas do 11 de SetembroMorre a última cachorra que ajudou no resgate das vítimas do 11 de SetembroMorre a última cachorra que ajudou no resgate das vítimas do 11 de SetembroMorre a última cachorra que ajudou no resgate das vítimas do 11 de Setembro
Morre a última cachorra que ajudou no resgate das vítimas do 11 de SetembroMorre a última cachorra que ajudou no resgate das vítimas do 11 de Setembro

Assista aqui a emocionante saudação final de Bretagne:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]