Animal

“Não encontre uma Dory”: campanha busca conscientizar sobre a compra de peixes Tang Azul

Carolina Kirchner Furquim, especial
28/06/2016 22:00
Thumbnail

Sucesso do filme "Procurando Dory" acende alerta sobre a comercialização de peixes da espécie Tang Azul (Foto: Bigstock)

Sequência de “Procurando Nemo” (2003), o longa “Procurando Dory” (2016), que estreou nos cinemas brasileiros, promete fazer tanto sucesso quanto seu antecessor. Líder de bilheteria nas salas de cinema norte-americanas desde seu lançamento, o filme conta a história de Dory, uma simpática e esquecida peixinha da espécie Tang Azul, que agora busca respostas sobre o seu passado.
A projeção de faturamento multimilionário de “Procurando Dory”, produzido pela PixarWalt Disney Pictures, e a previsão de seu efeito sobre estes peixes azuis, motivou a criação da campanha “Não encontre uma Dory”, que busca mostrar por que comprar um Tang Azul, também conhecido como Cirurgião-Patela, não é uma boa ideia. A campanha, criada nos Estados Unidos e amplamente disseminada na internet e nas redes sociais, já alcançou o Brasil e outros países.
Foto: Reprodução Facebook
Foto: Reprodução Facebook
Seus argumentos se baseiam na experiência anterior quando, à época do peixinho Nemo, as vendas de peixe-palhaço subiram em torno de 40%, fazendo com que mais de um milhão de exemplares desta espécie fossem retiradas, a cada ano, de seu habitat natural (os recifes de coral) e colocados em aquários, segundo dados da Fundação de Conservação Salve Nemo. O panorama atual demonstra que o impacto sobre a população de peixe-palhaço foi tanta, que a espécie já se encontra próxima de ser ameaçada de extinção. Só não foi pior porque a criação destes exemplares em viveiro reduziu o impacto que poderia ocorrer se fossem todos retirados de seu habitat.
LEIA TAMBÉM
Com o sucesso mundial já registrado de “Procurando Dory”, a campanha alerta que, diferentemente do peixe-palhaço, a espécie de Dory é incapaz de se reproduzir em cativeiro. Sendo assim, sua comercialização pode colocar a existência da espécie em risco, além de afetar, de forma negativa, o ambiente onde ela vive. Antes de presentear uma criança com um Tang Azul, pais e responsáveis também devem lembrar que o peixe não tem a mesma personalidade leve da famosa personagem, além de não ser indicado para se ter em um aquário doméstico.