i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Animal

O que é preciso saber antes de adotar um cachorro?

Adotar um animal de estimação requer muito mais do que o desejo. É preciso também levar em conta os hábitos da família e as características do cachorro

  • PorGiana Liebel, especial para Gazeta do Povo
  • 28/09/2018 14:00
Um cão adulto já tem a personalidade formada, mas pode se adaptar mais fácil aos hábitos da família. Foto: Bigstock
Um cão adulto já tem a personalidade formada, mas pode se adaptar mais fácil aos hábitos da família. Foto: Bigstock| Foto:

Adotar um animal de estimação é um ato de amor, mas para que isso aconteça é preciso levar em consideração não só o desejo, mas também, as necessidades e o grau de comprometimento de toda a família que pretende adotar o pet.

A protetora Denise Berdacki, que atua há 13 anos como protetora independente, explica que a adoção consciente de um animal de estimação começa ao saber que o cachorro vai mexer com o orçamento e tempo da família por muitos anos. Essas questões devem ser levadas em conta para que a adoção não seja feito por impulso.

>> Inscreva seu pet no Concurso Cachorro do Ano da Gazeta do Povo!

Acostumada a resgatar cachorros e procurar um lar para eles – foram 76 cães resgatados no ano passado e 53 até setembro deste ano – Denise conta o que deve ser levado em conta na hora de adotar: o futuro tutor deve responder uma ficha com algumas perguntas, como se terá disponibilidade para passear, se mora em casa ou apartamento, onde o cachorro vai dormir e fazer as necessidades, por exemplo.

A cada voto no Cachorro do Ano, rações serão doadas para as ONGs que trabalham com os cachorros abandonados. Fonte: Pixabay
A cada voto no Cachorro do Ano, rações serão doadas para as ONGs que trabalham com os cachorros abandonados. Fonte: Pixabay

“Todas essas respostas nos ajudam a entender os motivos da pessoa estar querendo adotar um bichinho e, assim, ver qual o melhor cão para o adotante e vice-versa, para que esse ato de amor seja bom para todos, animais e humanos.”

Considere um cão adulto

Carla Negochadle, presidente do Instituto Sócio Ambiental Fica Comigo, comenta que ano passado a ONG doou, nas três feiras que coordena todos os sábados, 832 animais, sendo desses, oito devolvidos, mas já recolocados em outras famílias.

>> Como calcular a idade do cachorro?

Ela complementa que a maioria das pessoas quando procura um cão sempre tende por um filhote. “As pessoas me procuram dizendo que querem um cachorro filhote para crescer junto com a filha, por exemplo, mas esquecem de que o cão também é criança, também vão nascer dentes nesse tempo, o cãozinho vai fazer xixi e defecar no lugar errado, enfim, vão ainda criar a personalidade e também vai precisar de muita atenção e paciência.

Uma curiosidade é que maioria dos cachorros para adoção é formada por cães adultos, ou seja, já com a personalidade formada. “Sabendo como é o estilo de vida da pessoa, o que ela gosta ou não, podemos definir exatamente o tipo de cachorro adulto para ela. Fica mais fácil”, comenta Carla.

A ONG foi criada há seis anos e atualmente 10 pessoas trabalham como voluntárias para encontrar um lar para os cachorros abandonados. Para adoção, a ONG segue a legislação do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária): todos os cachorros devem ser castrados e vacinados.

SERVIÇO:

FEIRA DE ADOÇÃO:

Todos os sábados, das 11h às 17h, nos seguintes locais:

Cobasi: Av. Sen. Salgado Filho, 580 – Prado Velho – Linha Verde.

Rei dos Animais: Rua XV de Novembro, 3188 – Alto da Rua XV.

Casa do Produtor: Rua Engenheiro Rebouças, 182.

Já tem um pet? Veja o regulamento e faça a inscrição no Cachorro do Ano!

Concurso Cachorro do Ano Gazeta do Povo 2018

Inscrições: até 14 de outubro

1ª votação popular:  17 a 31 de outubro

2ª votação popular (os 20 cachorros mais votados): 5 a 18 de novembro

Resultado final: 01 de dezembro

Inscrições pelo site.

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.