Animal

Seu cachorro late demais? Veja cinco dicas para amenizar este comportamento

Giana Liebel, especial para Gazeta do Povo
17/09/2018 15:04
Thumbnail

Latido pode ser um alerta de estresse, ansiedade ou falta de atividades. Foto: Bigstock

Você faz de tudo para acalmar seu cachorro, mas ainda percebe que ele late demais? Sim, pode ser que tenha algo errado com ele. O latido é um reflexo do comportamento e está diretamente ligado à ansiedade ou falta de atividades que o mantenham ocupado.
De acordo com o adestrador Fernando Félix, da Eduque Meu Cão, há dois tipos de latido que mostram que algo não está normal: o mais agressivo, para espantar alguém ou alguma coisa, e aquele que é apenas para chamar a atenção.
“Outro tipo muito comum é o latido por ansiedade de separação, em que o cão desenvolve uma dependência emocional com o tutor e pensa que ele o está abandonando quando sai de casa para trabalhar”, explica.

O que fazer

Tutores devem respeitar as necessidades do cão para o adestramento funcionar. Foto: Bigstock.
Tutores devem respeitar as necessidades do cão para o adestramento funcionar. Foto: Bigstock.
Antes de brigar com o cachorro, é preciso ver se as necessidades físicas dele estão sendo supridas, se ele não está preso em um lugar pequeno, com fome ou sede, e assim por diante.
Veja 5 dicas do adestrador Fernando Félix para amenizar os latidos do seu cão:

1- atividade mental

O adestrador explica que é preciso estimular o cérebro do cachorro, ensinando comandos de adestramento que prendam a atenção dele. Também vale colocar tapetes de diferentes texturas no ambiente e ossinhos mastigáveis naturais para pets.

2- atividades

Além de estimular o cognitivo do cão, também é preciso mantê-lo ativo fisicamente. Isso porque o instinto dele é de viver livre na natureza. A recomendação é de que o tutor o leve para se exercitar por pelo menos 15 minutos ao dia, com treinos curtos e intensos.

3- brinquedos

Assim como as atividades físicas, os brinquedos o ajudam a manter o instinto ativo e a não morder a mobília de casa ou os objetos de decoração quando estiver sozinho. Mas é preciso que estes brinquedos agucem os sentidos dos cães, com diferentes texturas e características.
O olfato, por exemplo, é o sentido mais aguçado nos cães, que tal colocar ração dentro de brinquedinhos para aumentar o interesse dele pela atividade de conseguir a comida?

4- alimentação

Lembre que as quantidades corretas e uma ração de boa qualidade são ideias no dia-a-dia do seu cão. Um dos motivos do latido é a fome ou a sede, e pode ser que a quantidade dada não seja suficiente para saciar a alimentação desse.

5- saúde

Se o cão tiver algo errado com a saúde, ele vai reclamar mais. Fernando explica que ele pode latir menos, mas vai chorando mais, avançar nas pessoas, comportamentos que chamem a atenção.
Visitas periódicas ao médico veterinário, antipulgas e vermífugos em dia são essenciais para que seu cachorro tenha uma boa qualidade de vida.
Participe do Concurso Cachorro do Ano da Gazeta do Povo.
Serviço:
Concurso Cachorro do Ano Gazeta do Povo 2018
Inscrições até 14 de outubro
1ª votação popular de 17 a 31 de outubro
2ª votação popular (os 20 cachorros mais votados) de 05 a 18 de novembro
Resultado final: 01 de dezembro
Inscrições pelo site.
LEIA TAMBÉM