Animal

Aprenda a fazer a pasta dourada, medicamento natural que aumenta a imunidade de cães e gatos

Amanda Milléo
13/04/2018 15:56
Thumbnail

(Foto: Bigstock)

A pasta dourada, mistura de cúrcuma com óleo, pode fazer parte do arsenal de todo tutor, seja de cachorro ou de gato, como medicamento natural. A pasta ajude a impulsionar o sistema imunológico do animal de estimação, de acordo com Andressa Felisbino, médica veterinária da DrogaVET Curitiba, e pode ser usada sem contraindicações.
“Pode dar ao animal de estimação sem problema. É uma medicação natural que colabora no aumento da imunidade. Percebemos, inclusive, uma melhora no trato gastrointestinal. Mas é indicado fazer a pasta só quando há algum problema, não é necessário dar sempre”, explica a veterinária.
Mesmo com os benefícios, a mistura não pode substituir a medicação tradicional, prescrita pelo médico veterinário em caso de necessidade. “É só um complemento, toda a medicação deve ser feita à parte. O vermífugo, vacinação, antibióticos para a enfermidade devem ser administrados da mesma forma”, reforça Felisbino.

Pasta dourada com remédio: mistura contraindicada

Como os cães e gatos se sentem atraídos pela pasta dourada, não é incomum os tutores acharem uma função ainda melhor para ela: misturar a medicação à pasta dourada para que a administração do remédio seja mais fácil. Essa prática, no entanto, é contraindicada.
“Não se indica abrir as cápsulas dos remédios ou amassar os comprimidos para misturar o medicamento à pasta porque corre o risco de perder a dose. É melhor que o tutor faça a administração do remédio e da pasta de forma separada. Com isso garantimos que ele tome a dose correta para o peso”, explica a médica veterinária Andressa Felisbino.

Receita da pasta dourada:

De acordo com informações do site Cachorro Verde, misturar a cúrcuma aquecida pode facilitar na formação da pasta. Confira abaixo a receita sugerida pelo site de informações saudáveis aos animais de estimação.
Misture os seguintes ingredientes até se transformar em uma pasta:
  • 125 ml (ou meia xícara de chá) de açafrão ou cúrcuma;
  • 250 ml (ou uma xícara de chá) de água mineral;
  • 70 ml (ou um terço da xícara de chá) de óleo de coco extra virgem;
  • 3g (ou uma colher e meia de chá) de pimenta-do-reino preta.
LEIA TAMBÉM