Animal

Pesquisa comprova que cães sentem ciúmes dos donos

Da redação
24/08/2016 15:23
Thumbnail

Foto: Bigstock

Pesquisadores norte-americanos testaram 36 cães de diferentes raças para comprovar o que quase todo dono de animal já sabe: cães podem ser ciumentos em relação aos donos. O estudo, publicado no periódico Plos One, mostrou que os cães demonstraram mais o sentimento de ciúme quando seus donos brincavam e interagiam com um cachorro de pelúcia, ao invés de objetos aleatórios.
O teste aplicado aos cães foi o mesmo utilizado para medir o ciúme em bebês com meio ano de idade. Durante o estudo, os pesquisadores analisaram como os cachorros reagiam quando eram ignorados pelos donos que, enquanto isso, manipulavam três objetos diferentes: o cachorro de pelúcia que latia e abanava o rabo, um livro infantil musical e uma lanterna com formato de abóbora de Halloween.
LEIA TAMBÉM
Os resultados mostraram que aproximadamente 80% dos cães puxaram ou tocaram seus donos quando eles brincavam com o cão de pelúcia, enquanto pouco mais de 40% se incomodou com a interação do dono com a abóbora. Apenas 22% se comportaram assim enquanto o dono estava com o livro. A publicação também informa que 25% dos cachorros participantes investiram contra o cachorro de brinquedo. Confira aqui o quadro que compara a proporção de cães exibindo cada tipo de comportamento em cada uma das três condições experimentadas.
Christine Harris, coautora do estudo e professora do departamento de psicologia da Universidade da Califórnia em San Diego (instituição de aprovou a condução da pesquisa), nos Estados Unidos, escreveu nas considerações do artigo que o ciúme não representa uma construção social exclusivamente humana. “Os resultados desafiam essa ideia e mostram que outros animais, além de nós, demonstram forte angústia quando um rival conquista o afeto de um ente querido”.
Segundo ela, sob uma perspectiva funcional, pode-se deduzir que esta emoção evoluiu para proteger os laços sociais de intrusos e pode existir em outras espécies, mesmo que não tão cognitivamente sofisticadas, como a canina.