Animal

Pets “exóticos” precisam de cuidados especiais; saiba quais

Fernanda Brun, especial para a Gazeta do Povo
16/07/2018 12:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Os cachorros e gatos são os preferidos na hora de adotar um pet — segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 44%,3% das casas urbanas têm pelo menos um cão. Mas há quem escolha chamar de melhor amigo um papagaio, tartaruga, chinchila ou porquinho da índia. Compreender as peculiaridades de cada um deles, no comportamento e nos cuidados de saúde é fundamental na hora da escolha, para garantir que as necessidades de cada bichinho estão de acordo com a sua rotina, o lugar em que mora e o tempo que terá disponível.
Em primeiro lugar, fique atento na hora de adquirir ou adotar. Valéria Teixeira, professora do curso de Medicina Veterinária da PUCPR, indica que, no site do Ibama, é possível encontrar uma lista de criadouros autorizados de fauna silvestre. “O animal silvestre legalizado será vendido com emissão de uma nota fiscal, e deverá ter alguma forma de marcação, como anilha e microchip”, afirma a profissional.
Valéria conta que, de modo geral, as causas e as formas de evitar problemas de saúde são muito semelhantes para répteis, aves e mamíferos – e são familiares para nós.

Confira alguns problemas comuns citados pela profissional:

Chinchila, Porquinho da Índia, Hamster

Foto: Arquivo/Gazeta do Povo.
Foto: Arquivo/Gazeta do Povo.
Principais problemas de saúde: Doenças de pele, respiratórias e gastrintestinais.
Causas mais comuns: Má alimentação, manejo ambiental inadequado e falta de higiene. Algumas doenças infecciosas e parasitárias se expressam quando os animais estão em condições inadequadas de manejo alimentar e ambiental.
Formas mais eficazes de evitar os problemas: Conheça bem as necessidades de ambiente e alimentação. Para os mamíferos, também é preciso limpar gaiolas com frequência e oferecer espaço para que o animal expresse seu comportamento natural. As visitas regulares ao médico veterinário são importantes para acompanhar o crescimento e evitar doenças ou identificá-las precocemente.

Aves Calopsitas, Papagaios

Parrot corella. Exotic gray parrot. Nymphs parrot breed, closeup. Male Exotic bird
Parrot corella. Exotic gray parrot. Nymphs parrot breed, closeup. Male Exotic bird
Principais problemas de saúde: Respiratórios e digestórios. Os distúrbios comportamentais, como depressão, também são frequentes.
Causas mais comuns: Problemas de manejo e doenças infecciosas e parasitárias.
Formas mais eficazes de evitar os problemas: Manejo ambiental e alimentar adequados são importantíssimos para manter a saúde da ave. Oferecer alimentos certos para as espécies as mantêm saudáveis e mais resistentes. Também evite vento, frio e contato com aves silvestres.

Cães e gatos

Aproveite as feirinhas de adoção para encontrar seu novo pet. Foto: Unsplash.
Aproveite as feirinhas de adoção para encontrar seu novo pet. Foto: Unsplash.
Principais problemas de saúde: Doenças de pele, gastrintestinais e comportamentais.
Causas mais comuns: Como em vários dos casos, a alimentação inadequada e a falta de cuidado e higiene no local são grandes causadores de problemas. Grandes mudanças e solidão podem causar depressão.
Formas mais eficazes de evitar os problemas: Seja cuidadoso com a alimentação e adquira apenas ração de boa qualidade. Fique atento à higiene, tanto do animalzinho quanto do ambiente no qual ele vive e dos utensílios que utiliza. Algumas raças apresentam maios predisposição a problemas de saúde. Realize visitas periódicas ao médico veterinário.

Tartarugas, iguanas, serpentes

Domestic turtle. Foreground of a little turtle. Turtle pet
Domestic turtle. Foreground of a little turtle. Turtle pet
Principais problemas de saúde: Geralmente estão diretamente relacionados com problemas de manejo. São comuns doenças de pele, casco, pneumonia e deficiências nutricionais.
Causas mais comuns: Alimentação e ambiente inadequados. Algumas doenças são causadas por má higiene, temperatura e umidade equivocadas e falta de nutrientes na dieta. Doenças infecciosas e parasitárias também são causas frequentes de doenças.
Formas mais eficazes de evitar os problemas: É importante conhecer as necessidades de cada espécie, tanto para o ambiente quanto da alimentação. Lembre-se sempre de fazer a limpeza correta de aquários e recintos frequentemente e ofereça condições para o animal possa expressar seu comportamento natural. Também é importante a visita regular ao medico veterinário – o que auxilia no acompanhamento e desenvolvimento do animal e possibilita um diagnóstico precoce de doenças.
LEIA TAMBÉM: