• Carregando...
Plantas podem ser tóxicas para os cachorros, veja os cuidados na hora de ter em casa e do passeio. Foto: Camila Matos
Plantas podem ser tóxicas para os cachorros, veja os cuidados na hora de ter em casa e do passeio. Foto: Camila Matos| Foto:

Se você tem um cachorro, já deve ter reparado que ele adora plantas. Pode ser que ele goste de cheirar as flores, de comer as folhas ou apenas de deitar sobre elas. Porém, algumas espécias são tóxicas e podem oferecer riscos.

Por isso, é importante selecionar o que vai adornar o jardim de casa, ou  ficar dentro do apartamento.

Os cuidados devem ser redobrados também na hora do passeio, pois mesmo espécies que normalmente não apresentam perigo podem estar contaminadas com inseticidas ou infestadas por parasitas.

>>Tem um cachorro? Inscreva ele no concurso Cachorro do Ano!

A bióloga Camila Matos, mestre em Ecologia e Conservação, comenta ainda que os cães têm como costume ingerir plantas para expelir algo que está incomodando, visto que elas contêm substâncias irritantes para o estômago, provocando o vômito. “Caso esse comportamento seja frequente, é importante levar o animal a um médico veterinário para investigar se existe alguma doença gastrointestinal ou comportamental. No caso dos filhotes, que são muito curiosos e gostam de comer tudo o que encontram pela frente, é importante que nunca fiquem sem supervisão no jardim. Além disso, jamais aplique agrotóxico nas suas plantas se os animais tiverem livre acesso a elas”, alerta a bióloga.

Plantas são recomendáveis nos ambientes caninos, mas algumas são tóxicas. Veja a lista. Foto: Pixabay
Plantas são recomendáveis nos ambientes caninos, mas algumas são tóxicas. Veja a lista. Foto: Pixabay

Há casos em que todas as partes da planta são tóxicas, e outros em que a toxina está presente apenas nas sementes ou nas flores, por exemplo. A médica veterinária Jesimara Rasera explica que a exposição a estas toxinas pode causar sintomas que vão desde uma irritação leve até uma intoxicação grave, podendo causar problemas gastrointestinais, respiratórios e neurológicos: “Caso haja qualquer dúvida sobre a ingestão de plantas por parte do cachorro, leve imediatamente ao médico veterinário, se possível, com uma amostra do que o cachorro ingeriu”.

Veja a lista de plantas comuns nos jardins brasileiros e que são tóxicas para nossos amigos caninos:

  • Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia amoena)
  • Bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima)
  • Copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica)
  • Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)
  • Espirradeira (Nerium oleander)
  • Antúrio (Anthurium andraeanum)
  • Costela-de-adão (Monstera deliciosa)
  • Hortênsia (Hydrangea macrophyla)
  • Azaléia (Rhododendron spp)
  • Lírio da paz (Spathiphylum wallisii)
  • Mamona (Ricinus communis)

Recomendadas

Camila diz que há também plantas que podem ser interessantes para os animais. “Entre as recomendadas para os cães estão as gramíneas em geral, que eles gostam de ingerir, a valeriana (Valeriana officinalis), de efeito calmante, a citronela (Cymbopogon winterianus), que atua como repelente natural, e outras aromáticas”.

Serviço

Em caso de emergência, é possível entrar em contato com o Centro de Informação Toxicológica (CIT), que tem por objetivo fornecer informações importantes quanto à conduta em casos de intoxicações. O CIT de Curitiba tem atendimento 24 horas e pode ser contatado através do número 0800 410 148.

Concurso Cachorro do Ano

A Gazeta do Povo vai eleger o pet mais fofo de Curitiba e região pelo Concurso Cachorro do Ano 2018.

Inscrições: até 14 de outubro

1ª votação popular:  17 a 31 de outubro

2ª votação popular (os 20 cachorros mais votados): 5 a 18 de novembro

Resultado final: 01 de dezembro

Inscrições pelo site.

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]