Animal

Por que “levantar” as orelhas dos cachorros?

Camila Petry Feiler, especial para Gazeta do Povo
23/04/2017 14:00
Thumbnail

Foto: Bigstock

Filhotes de Yorkshire, Dobermann, Pinscher, Border Collie e Pastores têm uma característica em comum: as orelhas nem sempre nascem para cima, pontudas, como é comum de se ver. Para mantê-las em pé, muitos criadores e tutores optam pelas talas, ou órteses, usadas nos primeiros 20 a 30 dias de vida.
O uso dessas talas é puramente estético, conforme explica a médica veterinária e fisiatra Renata Novak. “Não tem problema nenhum em deixar a orelha baixa, é só uma questão estética querer ela em pé, por ter a padronização das raças”, explica.
Como o tecido da orelha é cartilaginoso, ele é bem maleável no filhote. “Se for feita por um veterinário, de forma que não cause lesão, principalmente por apertarem demais a órtese, não machuca”, ressalta a médica veterinária.

“Mas as talas só funcionam se for colocada em filhotes. Depois de adulto, a orelha não para em pé. Vale lembrar que o corte da orelha é proibido no Brasil”, reforça Renata.

Como se “levantam” as orelhas dos cachorros?

O procedimento é feito pelo proprietário ou criador e demanda cuidados diários. A veterinária Jenifer Harumi Bansho, do HiperZoo Pet Shop, explica que o processo é simples: basta levantar a orelha do animal e fixar com esparadrapo, podendo usar um palito para dar sustentação. “Mas é importante que a troca seja feita diariamente, para ver se o esparadrapo não causou lesão na pele do animal ou se o local não está úmido”, comenta.
Se algum tipo de dano for identificado, é preciso suspender o procedimento e procurar um especialista. O problema mais comum é que o esparadrapo cause dermatite. Se tudo ocorrer bem, o processo dura em torno de 20 a 30 dias e precisa começar a ser feito quando o animal é bem novo, a partir do primeiro mês.
Para auxiliar no processo, é possível usar suplementos a base de colágeno. Isso é importante porque, em alguns casos, o cachorro, por questões genéticas ou doenças na primeira infância, não produzem naturalmente o colágeno para manter a orelha em pé. Dessa forma, mesmo com o uso da tala, o resultado esperado não chega.
Leia mais