Animal

Comércio de coelhos cresce em época de Páscoa: animal exige cuidados especiais

Redação
30/03/2018 12:00
Thumbnail

Considerado animais exóticos, os coelhos podem viver até 10 anos. Foto: Bigstock

A expectativa de vida de um coelho é entre seis a 10 anos e os cuidados que o animal de exige são intensos. Portanto, agir por impulso na hora de adotar um coelho para Páscoa não é indicado, conforme alertam especialistas e lojas de artigos para animais de estimação.
Os coelhos são animais exóticos, que pedem cuidados que vão além dos tradicionais conhecidos para cães e gatos. Nem todas as raças de coelhos, por exemplo, gostam de carinho na barriga. O ideal é que o dono faça um carinho de leve, suave, no pelo da nuca e, quando o coelho quer o contato, ele chega próximo ao dono.
Animais de solo, os tutores que optarem por acostumar o coelho no colo precisam iniciar o contato com eles sentados ao chão. O animal pode aceitar esse tipo de agrado aos poucos, ou não.

Coelhos x animais de estimação tradicionais

Confira outros cuidados especiais que os coelhos exigem, de acordo com informações da Maria Angélica Vieira, consultoria técnica do HiperZoo e Marcelo Rocha Carneiro, médico veterinário responsável pelo atendimento de animais selvagens e pets não convencionais da mesma loja:

Cuidados diários

Coelhos exigem atenção e cuidado todos os dias, especialmente na questão da higiene do espaço destinado ao animal. Os comedouros, bebedouros e gaiolas precisam ser limpas diariamente, visto que o coelho é um animal muito sensível.
As unhas e a pelagem devem ser cortadas e escovadas frequentemente, principalmente nas raças com pelos mais longos.

Brinquedos de roer

Os brinquedos destinados aos coelhos são todos de roer, feitos com peças de madeira. Os tutores precisam ficar atentos se o animal estiver brincando com um pedaço de madeira que contém verniz ou outros produtos tóxicos.

Exercícios físicos

São necessários ao menos 30 minutos diários de exercícios físicos para os coelhos, além de um espaço confortável para o descanso. Como dão pequenos saltos, os coelhos não podem ficar presos em gaiolas pequenas ou inapropriadas.
O mais indicado é o uso de “coelheiras”, feitas especialmente para a espécie. Gaiolas espaçosas medem cerca de 1 metro quadrado. É importante que o espaço tenha uma “toca” para que o animal possa se esconder, que pode ser feita de caixa de sapato ou vaso de fibra de coco invertido, com um buraco.

Vacinas e proteção

Embora as vacinas e antipulgas não sejam necessários para a espécie, os vermífugos precisam ser administrados a cada seis meses, ou conforme orientação do especialista. A castração deve ser feita ainda na puberdade, visto que os medicamentos anticoncepcionais causam efeitos colaterais importantes e não são, portanto, indicados.

Nada de muitas cenouras

Coelhos não se alimentam apenas de cenouras – mito sobre a espécie. Eles podem comer pequenas quantidades desse alimento, mas as refeições precisam incluir outros itens, como ração extrusada (própria para eles), feno, alfafa, folhas verdes escuras como espinafre, brócolis, couve, escarola, agrião, almeirão, acelga, folha de cenoura e de beterraba.
Não são indicadas sementes de frutas, biscoitos, pães, bolachas, doces, alface, repolho e couve-flor.

Eles comem as próprias fezes

Não se assuste. Os coelhos se alimentam das próprias fezes para reabsorver os nutrientes e proteger a flora intestinal.

LEIA TAMBÉM