Animal

Frutas estão liberadas para cães, mas os gatos devem ficar longe

Anna Carolina Amaral, especial para a Gazeta do Povo
11/03/2016 22:00
Thumbnail

Mariana Ramos e Manoel Lupion com o buldogue Astolfo: banana e melão foram incluídos na dieta do cão do casal, após orientação profissional. Fred Kendi / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Excelentes fontes de fibras, as frutas podem trazer benefícios para a saúde de animais de estimação quando inseridas em suas dietas. Elas ajudam na regulação do trânsito intestinal, na redução dos níveis de colesterol e no controle da glicemia. Mas nem todo pet pode comê-las: para os cachorros algumas frutas estão liberadas, mas os gatos devem ficar longe delas. Entre as frutas que podem ser oferecidas para cães estão a banana, a maçã, o melão, o morango e o kiwi.
Segundo a médica veterinária Mariana Scheraiber, mestre e doutoranda em Fisiologia no Laboratório de Estudos em Nutrição Canina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é fundamental respeitar o funcionamento correto do organismo dos pets. “Os cães são animais carnívorosnão estritos’ e isto significa que eles conseguem comer outros alimentos que não seja a carne, como as fibras. Os gatos, por outro lado, são animais carnívorosestritos’, ou seja, eles precisam comer alimentos em que o principal nutriente é a proteína”, afirma.
LEIA TAMBÉM
Quando oferecer frutas para o pet, lembre-se principalmente que os animais de estimação já têm uma dieta balanceada, portanto, os complementos alimentares não podem ser em grande quantidade e a ração nunca deve ser substituída pelas frutas. Segundo Mariana, as dietas são formuladas especificamente de acordo com as necessidades energéticas dos animais. “Como os gatos são carnívoros estritos, a falta da proteína pode ocasionar problemas sérios, como a cegueira e a insuficiência cardíaca. As frutas não são devidamente digeridas pelo organismo destes animais, e com isso, só causam saciedade – eles deixam de ter fome e deixam de comer a ração, o que pode gerar a perda de peso, e outras desordens metabólicas”, completa a veterinária.
Para os cães, as frutas podem ser usadas como um bônus saudável, uma gostosura usada como prêmio por bom comportamento, por exemplo. A analista de controles internos Mariana Ramos, usa a banana e o melão para agradar seu buldogue, Astolfo, de um ano e quatro meses. “Ele conhece as frutas. Por isso, quando vê que estou cortando para mim, vem correndo e senta no meu lado. Para ganhar o bônus ele precisa sentar, bem comportado, e me dar a patinha. Eu dou apenas um pedacinho, mas ele ama!”
Antes de oferecer a fruta para o pet Mariana e o marido, Manoel Lupion, consultaram um veterinário para garantir a segurança do animal.
Alertas
Há frutas, no entanto, que não devem ser oferecidas aos bichos, pois podem causar intoxicação. Os principais sintomas são vômitos, diarreia e sinais neurológicos, podendo levar à morte. Alimentos que não devem ser oferecidos aos cães em hipótese alguma são: o abacate (contém Persin, substância tóxica); uvas e passas (podem causar insuficiência renal) e o cacau (contém teobromina, substância que não é metabolizada pelos cães).
Outro cuidado é nunca fornecer frutas com caroços ou sementes, pois estes elementos podem causar obstruções no trato gastrointestinal. Tome cuidado ainda com a quantidade. O consumo excessivo de frutas e outros alimentos pode causar obesidade. Se por algum acidente seu pet ingeriu frutas que podem ser tóxicas, leve-o imediatamente para uma consulta com o médico veterinário.
Liberadas, mas com cuidados
A veterinária Mariana Scheraiber fez uma lista de frutas que podem complementar a alimentação dos pets e ainda trazem benefícios para a saúde dos animais:
Banana
Maçã
Melão
Manga
Morango
Kiwi
Laranja