Animal

Saiba como está Brenda, vencedora da primeira edição do Concurso Cachorro do Ano

Viver Bem
08/09/2018 07:00
Thumbnail

Brenda, depois de 12 anos do título Cachorro do Ano 2006. Foto: Arquivo Pessoal

Com mais de 24 mil votos, Brenda, uma cocker spaniel inglês, ganhou o Concurso Cachorro do Ano, em 2006. Na época, com 2 anos e 8 meses, ela dava trabalho para seus donos, Márcia e Pedro Ferraz. “Cocker é uma raça muito agitada, quando criança. Até um ano ela mordia tudo que via pela frente”, relembra Márcia.
Com um nome inspirado no seriado de sucesso dos anos 90, Barrados no Baile, o qual Brenda Walsh era uma das personagens principais, não é de se estranhar que Brenda tenha conseguido tantos votos. Márcia conta que na época chegou a fazer, por conta própria, panfletos da cocker, distribuídos em petshops, casas, além de pedir muitos votos para amigos, familiares, vizinhos.
Brenda e Márcia, sua tutora.
Brenda e Márcia, sua tutora.

Brenda há 12 anos

Hoje, com quase 15 anos (a serem completados no dia 20 de outubro), Brenda está mais calma. Nesse meio tempo, ela foi diagnosticada com cataratas e glaucoma.  Foi medicada durante um ano e meio, porém, sem sucesso. Brenda teve que fazer uma cirurgia para retirar os olhos, com 10 anos, devido a atrofia progressiva da retina. Nesses últimos cinco anos, a cocker teve uma melhora da sua qualidade de vida.
“Depois da cirurgia, ela vive super bem. Tomamos alguns cuidados como não mudar nenhum móvel de lugar, já que ela conhece a casa de cor, mas ela cheira muito e caminha todos os dias. Inclusive, quando ela quer passear, ela chega na nossa frente sapateando com as patinhas”, conta Márcia.

Entenda o Glaucoma e Cataratas nos cachorros

O glaucoma é o aumento progressivo da pressão intraocular; e a catarata é a opacidade do cristalino, ou perda da transparência da lente, o que gera a cor leitosa nos olhos dos cachorros. A catarata pode ser de evolução espontânea, quando relacionada, por exemplo, com a idade avançada.
Segundo a médica veterinária, Larissa Steffen Gössling, da clínica veterinária São Chico – Animal Center, sempre que notar qualquer incômodo ou alteração nos olhos dos seus bichinhos, como coceira, vermelhidão, opacidade, secreções e inchaços, procure um médico veterinário, pois algumas doenças oftalmológicas podem evoluir para a perda da visão, se não tratadas precocemente.
SERVIÇO:
Concurso Cachorro do Ano Gazeta do Povo 2018
Inscrições até 14 de outubro
1ª votação popular de 17 a 31 de outubro
2ª votação popular (os 20 cachorros mais votados) de 05 a 18 de novembro
Resultado final: 01 de dezembro
Inscrições pelo site 
www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/cachorrro-do-ano