i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Animal

Primeiro evento de aquapaisagismo é sucesso em Curitiba

Encontro inédito reuniu competidores, profissionais e interessados em aquapaisagismo, um hobby em ascensão no país

  • PorDa redação
  • 02/05/2016 16:25
Aquário vencedor do concurso "Plantas & Plantados", na categoria Plantados, assinado pelo competidor Andy Andrade (Foto:  NaturalArt / AquaA3)
Aquário vencedor do concurso "Plantas & Plantados", na categoria Plantados, assinado pelo competidor Andy Andrade (Foto: NaturalArt / AquaA3)| Foto:

A primeira edição do evento “Encontro Plantas & Plantados”, para entusiastas do aquapaisagismo, no último sábado (30), foi sucesso, segundo os organizadores. Participaram pessoas de Curitiba, de São Paulo, do interior dos dois estados e até mesmo de Maceió.

Entre as presenças de destaque estiveram profissionais premiados e reconhecidos internacionalmente, como Fabrício Rufino, de São Roque (SP), Carlos Souza, de São Paulo (SP), Luigi Duim, de Ponta Gross (PR) e Jean Ricardo Olinik, também de Ponta Grossa.

A agenda do encontro incluiu a apresentação e lançamento oficial do Grupo de Aquapaisagismo NaturalArt, responsável pelo evento, além de uma palestra sobre Compatibilidade de Plantas em Aquários Plantados, realizada pelo aquapaisagista e engenheiro agrônomo Jean Ricardo Olinik, e mesa redonda sobre aquapaisagismo.

Participantes, organizadores e palestrantes do evento (Foto:
Participantes, organizadores e palestrantes do evento (Foto:

O ponto alto do evento foi a divulgação do resultado da primeira edição do concurso do Plantas & Plantados, com apresentação dos dez primeiros colocados das categorias plantados e plantas, bem como a entrega dos prêmios aos vencedores.

LEIA TAMBÉM:

>>> Aquário sempre limpo

>>> Conheça os nomes de cachorros e gatos mais usados pelos donos

>>> Cientistas desvendam sinais indicativos de dor em felinos

Ao final do evento foram sorteados cerca de R$ 5 mil em produtos específicos para aquários plantados. Segundo o aquapaisagista convidado Fabricio Rufino, o concurso veio a fortalecer as atividades de aquapaisagismo no país. “Criamos uma competição exclusiva para aquapaisagistas amadores que nunca participaram de concursos regionais, nacionais ou internacionais”, conta.

Para o organizador Rodolfo Provenzano, o objetivo foi alcançado ao conseguir levar a atividade até outras pessoas. “Em um certo momento ouvi uma senhora falar que, a partir dali, gostaria de ser aquapaisagista. Esse é o espírito desde quando decidimos organizar o concurso e posteriormente o evento físico, divulgar nosso hobby“, comemora.

Andy Andrade, vencedor do concurso na categoria Plantados, contou que iniciou recentemente no aquarismo. “Comecei a levar mais a sério quando soube do concurso e passei a ler muitos artigos na internet e observar fotos de aquários de concursos profissionais. Fiquei meses planejando e executando um aquário para a competição”, contou. Segundo ele, o fato de ser um concurso amador o deixou mais confortável e sem medo de errar. “Com a inscrição realizada e o aquário concluído, fiquei esperando ansiosamente o dia do evento. Tive o prazer de conhecer muitas pessoas relacionadas ao hobby, além do privilégio de ser o ganhador. Já estou preparando um próximo aquário para ingressar de vez no mundo dos concursos profissionais“, decretou.

Sucesso local

O Paraná é um dos estados com maior força no aquapaisagismo nacional. Na década de 1990, o aquapaisagista Rony Suzuki, de Londrina, começou a catalogar e cultivar plantas aquáticas que são utilizadas na atividade. Mais tarde, em 2008, publicou em conjunto com Mauricio Xavier o primeiro livro de aquapaisagismo brasileiro, intitulado “Aquapaisagismo: Introdução ao Aquário Plantado”.

Atualmente, o Paraná conta com equipes de competição e bons resultados em concursos nacionais e internacionais, além de ser a casa do primeiro concurso estadual de aquapaisagismo lançado no país, o Concurso Paranaense de Aquapaisagismo (CPA), já em sua nona edição. Paranaenses também se destacam no concurso brasileiro da modalidade, o Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo (CBAP), hoje em sua décima terceira edição.

Confira o vídeo com o resultado do concurso:

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.