Animal

Aja rápido, animais de estimação também precisam de primeiros socorros

Danielle Blaskievicz, especial para a Gazeta do Povo
12/07/2017 12:00
Thumbnail

Para atender rapidamente o pet depois de um acidente, tutores devem conhecer o básico dos primeiros socorros (Foto: Bigstock)

Animais filhotes, gatos e cães de pequeno porte exigem atenção redobrada dos seus tutores dentro de casa. Qualquer pequeno acidente pode se transformar em um problema muito maior na vida dos pets e resultar em consequências bem graves.
A ingestão de objetos estranhos por filhotes – como pedaços de brinquedos e roupas –, as fraturas e outros problemas ortopédicos em pequenos animais estão entre as ocorrências mais comuns em hospitais e clínicas veterinárias que atendem situações de urgência e emergência. Isso porque uma simples queda da cadeira ou uma pisada na patinha pode fazer um estrago maior.
Entre os cães, raças como pinscher, yorkshire, chihuahua, spitz, lhasa apso, shitzu e maltês são as mais suscetíveis a esse tipo de acidente, justamente por causa do tamanho reduzido.
Aja rápido
Identifique alguns sinais no animal que exigem atendimento veterinário:
– convulsão;
– respiração falha;
– sangramento;
– inconsciência;
– boca roxa;
– lesão visível no corpo.
Como agir
Antes de tudo, é importante lembrar que o animal está sentindo dor e pode ser agressivo ao contato humano. Por isso, a primeira coisa a fazer é imobilizar a boca dele, para evitar ser mordido.
Além disso, não se deve dar nenhum medicamento por conta própria. Há remédios que são altamente tóxicos.
Depois das primeiras providências, é fundamental que o animal seja levado ao médico veterinário para uma avaliação especializada.
Atropelamento
Nesses casos, o recomendado é imobilizar o animal, evitando mexer na região do pescoço, e encaminhá-lo rapidamente ao serviço de emergência veterinária mais próximo – quanto menor for o deslocamento e mais rápido o atendimento, melhor.
Fratura
Se o animal caiu ou sofreu algum impacto que resultou na fratura de algum membro, deve-se imobilizar com cuidado o local com uma tala ou algo que deixe a área imóvel. O uso de telas de proteção nas sacadas e janelas das casas e apartamentos é uma forma de reduzir ou minimizar esses acidentes.
Sangramento
Para conter uma hemorragia externa, use um pano ou um tecido embebido em água e pressione a ferida até estancar o sangramento.
Envenenamento
Animais que apresentam sintomas como vômitos, tonturas, convulsões ou boca espumando podem estar com sinais de envenenamento. Se perceber rapidamente – até 30 minutos após o ocorrido – recomenda-se tentar induzir o vômito no animal, dando para ele ingerir água com muito sal ou água oxigenada.
Ingestão de objetos
É muito comum, principalmente entre filhotes, a ingestão de pequenos brinquedos. Se forem objetos pequenos e não afiados, a dica é seguir as mesmas orientações do envenenamento, ou seja, tentar induzir o vômito. Já se o objeto for cortante ou pontiagudo, a remoção deve ser feita somente pelo médico veterinário.
Fonte: Flávio Augusto Vieira Freitag, médico veterinário residente do Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
LEIA TAMBÉM