• Carregando...
Primeiros socorros para animais: saiba como agir rápido e salvar vidas
| Foto:

Animais filhotes, gatos e cães de pequeno porte exigem atenção redobrada dos seus tutores dentro de casa. Qualquer pequeno acidente pode se transformar em um problemão na vida desses bichinhos e resultar em consequências bem graves.

A ingestão de objetos estranhos por filhotes – como pedaços de brinquedos e roupas –, as fraturas e outros problemas ortopédicos em pequenos animais estão entre as ocorrências mais comuns em hospitais e clínicas veterinárias que atendem situações de urgência e emergência.

Isso porque uma simples queda da cadeira ou uma pisada na patinha pode fazer um estrago danado nesses pets. Entre os cães, raças como pinscher, yorkshire, chihuahua, spitz, lhasa apso, shitzu e maltês são as mais suscetíveis a esse tipo de acidente, justamente por causa do tamanho reduzido.

Aja rápido

Identifique alguns sinais no animal que exigem atendimento veterinário:

– convulsão;

– respiração falha;

– sangramento;

– inconsciência;

– boca roxa;

– lesão visível no corpo.

Como agir

Antes de tudo, é importante lembrar que o animal está sentindo dor e pode ser agressivo ao contato humano. Por isso, a primeira coisa a fazer é imobilizar a boca dele, para evitar ser mordido. Além disso, não se deve dar nenhum medicamento por conta própria. Há remédios que são altamente tóxicos para os pets. Depois das primeiras providências, é fundamental que o animal seja levado ao médico veterinário para uma avaliação especializada.

Atropelamento

Nesses casos, o recomendado é imobilizar o animal, evitando mexer na região do pescoço, e encaminhá-lo rapidamente ao serviço de emergência veterinária mais próximo – quanto menor for o deslocamento e mais rápido o atendimento, melhor.

Fratura

Se o animal caiu ou sofreu algum impacto que resultou na fratura de algum membro, deve-se imobilizar com cuidado o local com uma tala ou algo que deixe a área imóvel. O uso de telas de proteção nas sacadas e janelas das casas e apartamentos é uma forma de reduzir ou minimizar esses acidentes.

Sangramento

Para conter uma hemorragia externa, use um pano ou um tecido embebido em água e pressione a ferida até estancar o sangramento.

Envenenamento

Animais que apresentam sintomas como vômitos, tonturas, convulsões ou boca espumando podem estar com sinais de envenenamento. Se perceber rapidamente – até 30 minutos após o ocorrido – recomenda-se tentar induzir o vômito no animal, dando para ele ingerir água com muito sal ou água oxigenada.

Ingestão de objetos

É muito comum, principalmente entre filhotes, a ingestão de pequenos brinquedos. Se forem objetos pequenos e não afiados, a dica é seguir as mesmas orientações do envenenamento, ou seja, tentar induzir o vômito. Já se o objeto for cortante ou pontiagudo, a remoção deve ser feita somente pelo médico veterinário.

* * *

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]