• Carregando...
Creche é essencial quando cão fica muito tempo longe do tutor.
Creche é essencial quando cão fica muito tempo longe do tutor. | Foto:

A considerar a rotina comum das pessoas, boa parte dos cães talvez precisasse ir a creches para brincar e interagir com outros animais — afinal, passar o dia todo em casa sozinho, sem atividades, pode deixar o cão estressado e com uma rotina monótona. Contudo, nem todos os bichos estão prontos para frequentá-las: os critérios para que o animal vá ao day care são estabelecidos individualmente. Ainda assim, há alguns requisitos em comum.

Em alguns locais, o que se exige são as vacinas obrigatórias em dia, como a óctupla, a déctupla e a de raiva. Orienta-se também para que os tutores façam a que previne a giardíase e a gripe. Essas imunizações garantem a saúde de todos os cães que frequentam o local. Isso porque nem todo cão que frequenta um day care fica somente em casa. Têm aqueles que vão ao Parcão, vão à praia, passeiam na rua. Se um é vacinado e o outro não, o primeiro pode carregar um protozoário, eliminar nas fezes ou na urina e infectar o outro.

É também por este motivo que, a partir de 2018, há creches e hotéis que vão incluir mais uma vacina na lista de obrigatórias: a que previne a dirofilariose, conhecida como verme do coração. A doença, que provoca insuficiência cardíaca e pode levar à morte do animal, é transmitida por mosquitos.

Esse requisito restringe a presença de filhotes muito novos em creches. De acordo com o protocolo vacinal dos cães, um filhote só estaria pronto para ir a locais como esse — e a qualquer ambiente com outros cachorros —, a partir das 16 semanas, ou cerca de quatro meses  de vida, quando tomam a última dose de todas as vacinas em seu primeiro ano.

“Nem todo cachorro que frequenta o day care fica só em casa. Tem aqueles que vão ao Parcão, vão à praia, passeiam na rua. Se um cachorro é vacinado e o outro não, o primeiro pode carregar um protozoário, eliminar nas fezes ou na urina e infectar o outro” – Renata Bonardi Oliveira, sócia da creche Diversão.

Além das vacinas, vermífugos e antipulgas precisam estar em dia para garantir o bem-estar de todos os colegas de creche. Doenças infecciosas também não são permitidas, mas problemas crônicos que permitam que o bicho se divirta não são impeditivos — desde que o tutor oriente os funcionários da creche sobre o que o cão tem e se ele precisa de algum cuidado especial.

Buldogue inglês. Foto: Pixabay
Buldogue inglês. Foto: Pixabay

É importante, no entanto, ficar atento a problemas de coluna e outras condições que podem ser agravadas pelas brincadeiras e a empolgação do cachorro em estar se divertindo.

Temperamento

O temperamento e a sociabilidade do cão é outro fator determinante. Algumas empresas estabelecem restrições a determinadas raças, como pitbull e pastor alemão, por serem conhecidas como “mais agressivas”.

Outros locais, no entanto, adotam métodos diferentes para avaliar se o cão está pronto para socializar ou não. Alguns oferecem um dia como cortesia na creche para fazer uma análise comportamental, quando se vê se é sociável.

Se o animal chegar atacando outros cães ou der sinais de que fica muito estressado por estar em um local com outros animais e pessoas desconhecidas, ele provavelmente não será aceito. Por outro lado, se ele demonstrar algum receio apenas por não estar acostumado aos outros animais, às pessoas e ao local, mas não se importar de ser cheirado, nem ter reações agressivas, ele pode apenas precisar de alguns dias para se adaptar à novidade.

Quais cachorros precisam ir para a creche?

Os mais óbvios são aqueles que apresentam sinais de ansiedade e estresse, geralmente decorrentes da ausência do tutor por longos períodos. Entre os sinais estão a destruição de roupas, objetos da casa e às vezes até portas e paredes. O hábito de se lamber demais ou se morder, chorar ou não comer é outro alerta de que ele precisa de companhia.

Contudo, é importante pensar que nem todos os cães apresentam esses sinais, mas acabam tornando-se tristes ou depressivos. Se o seu cachorro não destrói nada, mas fica triste quando você chega em casa e não quer jogar a bolinha porque está muito cansado, ele provavelmente precisa ir para o day care.

Há ainda o caso de cachorros de porte grande que vivem em apartamentos. Nessas situações, os tutores devem considerar que algumas voltas na quadra todos os dias não são suficientes para esgotar a energia do bicho, e que a creche permitiria um gasto muito maior, aumentando o bem-estar geral do animal.

Fontes: Larissa Passarin, proprietária da creche Casa do Pluto e Renata Bonardi Oliveira, sócia da Diversão.

LEIA TAMBÉM:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]