Animal

Alimentos que cães e gatos não podem comer

Amanda Milléo
30/10/2015 17:35
Thumbnail

Foto: Bigstock

Pensar na raça e idade do animal antes de escolher a ração é fundamental. Cada grupo tem características e doenças específicas que podem ser prevenidas pela ração.
Buldogue francês ou inglês tem muitos problemas de pele, a sensibilidade do trato intestinal é diferente, e pede uma ração própria. Cães mais velhos, independentemente da raça, vão precisar de um reforço de proteínas e outros nutrientes, para manter os músculos, o que uma ração específica oferece.
“Os animais em crescimento precisam de um aporte nutricional maior que os adultos e os mais velhos, que costumam ter restrição a alguns nutrientes, como as gorduras. Pensar no tamanho do animal também é importante, porque isso impacta no tamanho do grão da ração. Raças pequenas, como a pinscher, têm uma boca pequena e precisa de rações de small bites (pequenas mordidas)”, explica a médica veterinária Márcia Marques Jericó, que também é sócia-fundadora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia Veterinária.
Escolher a ração mais adequada garante a quantidade certa de calorias e de energia na dieta do animal, favorecendo o envelhecimento saudável. De acordo com a professora de doenças em cães e gatos da Universidade Tuiuti do Paraná, Mariana Scheraiber, se o cachorro precisa de 3,5 mil calorias por dia, o dono consegue controlar essa quantidade na hora de completar o pote de ração. “Existem opções voltadas principalmente ao animal mais velho, que precisa de níveis de antioxidantes elevados, com redução de sal, para evitar a sobrecarga renal. A ração certa ajuda o animal a ter maior longevidade”, diz ela, que é doutoranda em fisiologia animal comparativa.
MITOS E VERDADES
Chocolate é inimigo dos  cães. Veja outros  itens e evite-os:
Cebola e alho- Temperos onipresentes na alimentação humana, são tóxicos para cães.
Frutas cítricas- Laranja e limão têm acidez demais para o trato intestinal do bicho. Podem causar vômito e diarreia.
Uva- Verde, roxa e passa estão proibidas, pois causam insuficiência renal.
Sementes- Quer dar melancia a seu animal? Primeiro, tire sementes e casca.
Invista! Batata doce, brócolis, couve flor e cenoura são liberados, desde que não estejam temperados