• Carregando...
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock| Foto:

Para quem mora em apartamento pequeno e não tem espaço e tempo para se dedicar a um cachorro ou gato, os roedores podem ser uma boa opção. Ao contrário dos pássaros, eles podem ser até mais interativos. Cuidar desses animais também pode ensinar responsabilidade para crianças menores antes de terem outro que requer mais atenção. São inteligentes, podem ficar horas sozinhos e não precisam de passeios fora de casa.

Mas, claro, como qualquer outro pet, eles também precisam de cuidado e planejamento. Veja abaixo as opções mais populares:

Hamster

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

Este animalzinho só precisa de três coisas: uma gaiola individual com bastante espaço, rodinha de exercício e comida. Entre as vantagens estão o baixo custo de compra e o pequeno tamanho. O hamster é amigável e fácil de ser domesticado.

É importante também que em sua gaiola tenha escorregadores e tubos transparentes para que ele possa liberar a energia. A convivência com o bichinho vai ser melhor se você respeitar o espaço dele e o deixar livre para brincar. Se o ficar segurando muito, o animal pode ficar irritado.

Coelho

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

Apesar de não ser  considerado pela biologia como um roedor, nas lojas seus acessórios ainda estarão nessa categoria. Este é um animal recomendado para crianças menores pois tem um porte maior, o que dificulta que seja machucado. Além disso, é calmo e fofo. Existe quase 40 tipos diferentes de raça com pelos que variam na cor, textura, comprimento e quantidade.

Também tem baixo custo. A sua alimentação deve ter ração peletizada, específica para coelhos e vegetais. Ele deve ser mantido em gaiola protegida de correntes de ar.

Porquinho-da-índia

Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

Sociável, este roedor é mais lento e fácil de ser encontrado que os outros. Ele gosta bastante de dormir e precisa ser acostumado desde pequeno aos humanos e a ficar preso, só morde se sentir ameaçado.

Ao crescer, o macho pode pesar entre 1 kg e 1,2 kg e a medir 25 cm. Já a fêmea fica com cerca de 20 cm de comprimento e entre 800g e 900g.

Chinchila

Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo
Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Dócil e tranquila, a chinchila precisa de espaço silencioso e arejado, pois é muito sensível ao calor. Tem hábitos noturnos, portanto tem necessidade de descansar durante o dia. Existem várias tonalidades de pelo, a mais comum é a cinzenta. Podem chegar aos 30 cm de comprimento e pesar 750 g.

Furão

Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo
Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo| GAZETA

Estes animais são calmos e inteligentes, aprendem rápido e podem ser ensinados a rolar, sentar e a vir quando forem chamados pelo nome. O metabolismo do bichinho é muito alto, por isso é bom deixar sempre comida seca à disposição. Costumam esconder alimentos para comer depois, adoram brincar e se dão bem com outros animais. Chegam a medir cerca de 40 cm sem a cauda, e a pesar 1kg.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]