• Carregando...
Seu gato solta muito pelo? Saiba como diminuir o problema
| Foto:

Quem tem um gato em casa sabe bem como é lidar com tufos de pelo soltos pela casa, grudados nas roupas ou nos móveis. Muitas pessoas acreditam que a queda de pelos em excesso significa que o animal esteja com alguma doença, mas casos como este são raros. Na maioria das vezes, as quedas são causadas simplesmente pela falta de escovação periódica.

A veterinária Paula Cordovani, Animal Place, afirma que os gatos não precisam de banhos, já que se limpam sozinhos por meio da lambedura. Segundo a profissional, é assim que os felinos eliminam diariamente os soltos. A recomendação, diz Paula, é fazer a escovação a cada 3 dias.

Também existem as trocas de pelo sazonais que costumam ocorrer nos períodos de maior calor”, afirma Paula. No inverno, ocorre um aumento na densidade da pelagem dos gatos, com o crescimento dos subpelos, que ajudam os animais a suportarem as baixas temperaturas.

Reposição vitamínica

Já as perdas de pelos patológicas são caracterizadas por falhas na pelagem, coceira ou lesões de pele. “Entre as patologias podemos citar as alopecias hormonais, dermatites infecciosas e psicogênicas e as parasitas, como sarnas e piolhos”, diz a veterinária. Segundo Paula, a falta de uma alimentação balanceada e o estresse podem intensificar o problema.

Segundo a profissional, a deficiência de alguns ácidos graxos, como os ácidos linoleico e araquidônico, podem aumentar a queda de pelos. A vitamina A é importante para a manutenção da pele e a falta de vitaminas do complexo B, principalmente a B2, contribuem para o aparecimento de algumas dermatites. “Somente um veterinário pode orientar a melhor forma de suplementação vitamínica de um gato”, afirma.

Leia também:

Como acostumar seu gato a passear na coleira

Abrigo cria “roupa de cangurus” para gatos e incentiva tutores a fazerem o mesmo

Quem gosta de animais pode se hospedar de graça em diversos cantos do mundo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]